Sobre Salma Hayek
Salma del Carmen Hayek Jiménez, mais conhecida por seu nome curto Salma Hayek (nascida em 2 de setembro de 1966) é uma atriz mexicana indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Emmy, diretora vencedora do Daytime Emmy e produtora de TV e cinema indicada ao Emmy. Hayek apareceu em mais de trinta filmes e atuou como atriz fora de Hollywood, no México e na Espanha. O trabalho de caridade de Hayek inclui aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres e a discriminação contra os imigrantes.
Em julho de 2007, o The Hollywood Reporter classificou Hayek em quarto lugar em seu primeiro Latino Power 50, uma lista dos membros mais poderosos da comunidade latina de Hollywood. Naquele mesmo mês, uma pesquisa considerou Hayek a "celebridade mais sexy" entre 3.000 celebridades (homens e mulheres); de acordo com a pesquisa, “65 por cento da população dos EUA usaria o termo 'sexy' para descrevê-la”.
Início da vida e carreira no México
Hayek nasceu em Coatzacoalcos, Veracruz, México, filho de Sami Hayek, executivo de uma empresa petrolífera mexicana, e Diana Jiménez, cantora de ópera. Os avós paternos de Hayek eram mexicanos de ascendência libanesa, enquanto sua mãe é descendente de espanhóis. Refletindo a sua herança árabe, o seu primeiro nome significa literalmente “paz” ou “calma” em árabe. Criada em uma família rica e devotamente católica, ela foi enviada para a Academia do Sagrado Coração, Grand Coteau, Louisiana, aos 12 anos. Ela também era uma ginasta talentosa que aspirava competir nas Olimpíadas, mas seu pai a impediu de ser recrutado pela seleção mexicana. As religiosas que dirigiam a Academia expulsaram Hayek alegando problemas comportamentais, então ela voltou para o México. Posteriormente, foi enviada para morar com a tia em Houston, Texas, onde permaneceu até os 17 anos. Frequentou a faculdade na Cidade do México, onde estudou Relações Internacionais na Universidad Iberoamericana. Para desgosto de sua família, ela desistiu para seguir a carreira de atriz.
Aos 23 anos, Hayek conseguiu o papel-título em Teresa (1989), novela mexicana de sucesso que a tornou uma estrela no México. Em 1994, Hayek estrelou El Callejón de los Milagros (Beco dos Milagres), que ganhou mais prêmios do que qualquer outro filme na história do cinema mexicano. Por sua atuação, Hayek foi indicada ao Prêmio Ariel.
Crescimento dos seios
Desde o início de sua carreira, foi observado um notável desenvolvimento no peito de Salma. Começando com uma garota quase magra nas primeiras novelas mexicanas até as proporções impressionantes alcançadas em sua última gravidez. No início de sua carreira, muito se especulou, incluindo o aprimoramento cirúrgico, mas fotos sem sutiã (sem nudez) divulgadas de tempos em tempos mostraram que seus atributos eram naturais.
Hayek também defende a amamentação, devido aos seus benefícios, incluindo a construção de sistemas imunitários infantis mais fortes. Durante uma viagem de investigação da UNICEF à Serra Leoa, ela amamentou um bebê faminto de uma semana cuja mãe não conseguia produzir leite.
Carreira em Hollywood
Hayek mudou-se para Los Angeles, Califórnia, em 1991, para estudar atuação com Stella Adler, na esperança de seguir carreira em Hollywood. Robert Rodriguez e sua esposa, a produtora Elizabeth Avellan, logo deram a Hayek a oportunidade de que ela precisava, um papel principal ao lado de Antonio Banderas em Desperado, de 1995. O filme chamou a atenção de Hollywood, já que os espectadores ficaram tão deslumbrados com Hayek quanto Rodriguez. Devido à lealdade de Salma ao diretor, ela mais tarde recusaria interpretar o papel que Catherine Zeta-Jones eventualmente desempenhou em A Máscara do Zorro depois que Rodriguez abandonou o projeto. Ela também apareceu na trilogia Spy Kids.
Hayek seguiu seu sucesso em Desperado com um papel breve, mas memorável, como rainha vampira em From Dusk Till Dawn, onde ela dançou provocativamente em uma mesa antes de matar o personagem de Quentin Tarantino. Em 1999, ela co-estrelou o grande orçamento de Will Smith, Wild Wild West, e desempenhou um papel coadjuvante em Dogma, de Kevin Smith. Em 2000, ela teve um papel não creditado ao lado de Benicio Del Toro em Traffic.
Nessa época Hayek fundou a produtora Ventanarosa, através da qual produz projetos de cinema e televisão. Seu primeiro longa como produtora foi El Coronel No Tiene Quien Le Escriba, de 1999, seleção oficial do México para inscrição de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Frida, coproduzido por Hayek, foi lançado em 2002. Estrelado por Hayek como Frida Kahlo e Alfred Molina como seu marido infiel, Diego Rivera, o filme foi dirigido por Julie Taymor e também contou com uma comitiva de estrelas em papéis coadjuvantes, incluindo Antonio Banderas, Ashley Judd, Geoffrey Rush, Edward Norton e Valeria Golino. Ela ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação. Isso fez de Hayek, junto com Katy Jurado e Adriana Barraza, uma das três únicas atrizes mexicanas indicadas ao Oscar.
Seguindo Frida, em 2003 ela reprisou seu papel de Desperado ao aparecer no último filme da Trilogia Mariachi, Era uma vez no México. Nesse mesmo ano, ela produziu e dirigiu The Maldonado Miracle, filme da Showtime que lhe rendeu o Daytime Emmy Award de Melhor Direção em Especial Infantil/Juvenil/Família. Em dezembro de 2005, ela dirigiu um videoclipe para Prince, intitulado "Te Amo Corazon" ("Eu te amo, querido"), que apresentava sua boa amiga Mia Maestro.
Hayek é produtor executivo da série de televisão Ugly Betty, exibida em todo o mundo desde setembro de 2006. Hayek adaptou a série para a televisão americana com Ben Silverman, que adquiriu os direitos e roteiros da novela colombiana Yo Soy Betty La Fea em 2001. Originalmente planejado como uma sitcom de meia hora para a NBC em 2004, o projeto seria posteriormente adquirido pela ABC para a temporada 2006-2007, com Silvio Horta também produzindo. Hayek estrelou Ugly Betty como Sofia Reyes, editora de revista. Ela também teve uma participação especial interpretando uma atriz na novela do programa. O show rapidamente se tornou um sucesso de audiência e ganhou um Globo de Ouro de Melhor Série de Comédia em 2007. A atuação de Hayek como Sofia resultou em uma indicação para Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia no 59º Primetime Emmy Awards.
Hayek também foi creditado como intérprete em três filmes. O primeiro foi Desperado para a música "Quedate Aquí". Em Frida ela cantou com a banda Los Vega a canção folclórica mexicana "La Bruja". Ela também gravou "Siente mi amor", que tocou durante os créditos finais de Once Upon a Time in Mexico.
Em abril de 2007, Hayek finalizou negociações com a MGM para se tornar CEO de sua própria produtora de filmes com tema latino, a Ventanazul. No mês seguinte ela assinou contrato de dois anos com a ABC para desenvolver projetos para a emissora por meio de sua produtora, a Ventanarosa.
Ela está desenvolvendo e produzindo La Banda, uma comédia romântica em espanhol ambientada no México, escrita por Issa Lopez.
Outros trabalhos
Hayek é porta-voz da Avon Products, Inc. desde fevereiro de 2004. Anteriormente, ela atuou na mesma função na Revlon em 1998. Em 2001, ela foi modelo da Chopard e apareceu em anúncios da Campari em 2006, fotografada por Mario Testino. No dia 3 de abril daquele ano ela ajudou a apresentar La Doña, um relógio da Cartier inspirado na também atriz mexicana María Félix.
Ela também apareceu em uma série de comerciais em espanhol para carros Lincoln. Consequentemente, as vendas do Lincoln Navigator entre os hispânicos aumentaram doze pontos percentuais.
Na arte
Na primavera de 2006, o Blue Star Contemporary Art Center em San Antonio, Texas, exibiu dezesseis pinturas de retratos do muralista George Yepes de Hayek como a deusa asteca Itzapapalotl.
Vida pessoal
Hayek namorou o ator Edward Norton entre 1999 e 2003, e depois Josh Lucas em 2003. Ela mora em Los Angeles e no México e é melhor amiga da atriz espanhola Penelope Cruz. Os dois co-estrelaram o filme de 2006, Bandidas. Hayek estudou na Escola de Iluminação de Ramtha.
Em 21 de setembro de 2007, ela deu à luz a filha Valentina Paloma Pinault no Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, Califórnia. Hayek já havia confirmado que estava esperando seu primeiro filho com o CEO da PPR, François-Henri Pinault, com quem se casou no Dia dos Namorados. 2009 em Paris. Estima-se que ele valha mais de 17 bilhões de dólares...que agora ele divide com Salma Hayek.
Hayek é cidadã naturalizada dos Estados Unidos.Ela estudou na Escola de Iluminação de Ramtha e pratica ioga.Hayek, que foi criada como católica, afirmou em uma entrevista de 2007 que não era mais devota e não acreditava na Igreja, em parte porque ela discordou de práticas como a sua campanha contra os preservativos em África, onde disse que a SIDA e a sobrepopulação eram galopantes, embora tenha esclarecido que ainda acreditava em Jesus Cristo e em Deus.
Em 9 de março de 2007, Hayek confirmou seu noivado com o bilionário francês e CEO da Kering, François-Henri Pinault, bem como sua gravidez. Ela deu à luz sua filha em 21 de setembro de 2007, no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, CA. Eles se casaram no Dia dos Namorados de 2009, em Paris. Em 25 de abril de 2009, eles renovaram seus votos em Veneza, Itália.
Em maio de 2024, ela acumulou 28,5 milhões de seguidores em sua plataforma Instagram. Recebedora
de honra
do prêmio Mulher do Ano da revista Glamour em outubro de 2001.
Recebedora do prêmio Producers Guild of America Celebration of Diversity em 2003.
Recebedora do prêmio de Artista do Ano da Fundação Harvard em fevereiro de 2006.