terça-feira, 6 de junho de 2023

Adriana Moraes Rêgo Reis (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1969)

 Adriana Moraes Rêgo Reis (Rio de Janeiro29 de julho de 1969


Drica Moraes
Drica Moraes em novembro de 2018
Nome completoAdriana Moraes Rêgo Reis
Outros nomesDrica
Nascimento29 de julho de 1969 (53 anos)
Rio de JaneiroGB
Nacionalidadebrasileira
Estatura1,62m[1]
Cônjuge
  • Regis Faria (c. 1994–2003)
  • Fernando Pitanga (c. 2010)
Filho(a)(s)Mateus Moraes Pitanga
Ocupaçãoatriz
Período de atividade1983–presente

Adriana Moraes Rêgo Reis (Rio de Janeiro29 de julho de 1969) é uma atriz brasileira. Considerada uma das maiores atrizes do país, ela ganhou destaque pela sua versatilidade de papéis cômicos e dramáticos.[2] Moraes já recebeu vários prêmios na carreira, incluindo um Grande Otelo, um Prêmio APCA, dois Prêmios Mambembe e um Prêmio Qualidade Brasil, além de ter recebido indicações para quatro Prêmios Guarani e três Prêmios Shell.[3]

Nascida no Rio de Janeiro, Drica começou sua carreira no início da década de 1980 ainda criança no teatro, participando do espetáculo infantil Os Doze Trabalhos de Hércules (1983). Desde então, participou de outras montagens infantis até estrear no teatro adulto em 1989 com a peça O Segredo de Cocachim, que lhe rendeu prêmio de melhor atriz no Prêmio Mambembe e Prêmio Coca-Cola. Na televisão, ela estreou em 1986 no episódio "O Sequestro de Lauro Corona" do programa Tele Tema, chamando atenção por sua atuação.[4] Seu desempenho lhe rendeu um convite para participar da novela Top Model (1989), sendo seu primeiro trabalho no gênero televisivo que lhe consolidaria como uma das mais populares e consagradas atrizes brasileiras anos depois.[5] Em 1990 esteve em dos papéis centrais da novela Lua Cheia de Amor, da TV Globo.

Nos anos seguintes, Drica passou a conciliar seus trabalhos na televisão, teatro e cinema nos anos seguintes, garantindo seu reconhecimento em todos. Em 1993 recebeu novamente os prêmios de melhor atriz no Prêmio Mambembe e Prêmio Coca-Cola, dessa vez por sua atuação no espetáculo Pianíssimo. No cinema, seu primeiro destaque foi no filme As Meninas, protagonizando o drama ao lado de Adriana Esteves e Cláudia Liz,[6] lhe rendendo o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia. Em 1996 interpretou a vilã Violante Cabral na novela Xica da Silva, da Rede Manchete, sendo aclamada pela crítica por sua atuação como uma mulher perversa e cruel e recebendo o Prêmio APCA de melhor atriz de televisão, o mais renomado prêmio da TV brasileira.[7] Em 1998 interpretou sua primeira protagonista na novela Era Uma Vez..., da TV Globo.

Em 2000, Drica iniciou uma parceria com o autor Walcyr Carrasco na TV Globo, com quem havia ela já trabalhado em Xica da Silva, participando das principais obras do autor na emissora. A primeira foi O Cravo e a Rosa (2000), como a vilã gananciosa Marcela. Com o autor, ela ainda co-protagonizou os sucessos Chocolate com Pimenta (2003), como Márcia, e Alma Gêmea (2005), como Olívia.[8] Em 2003, no teatro, foi elogiada pela performance em Mamãe Não Pode Saber, sendo indicada ao Prêmio Shell. Recentemente, Moraes ainda recebeu aclamação por seus papéis nas novelas Império (2014), Verdades Secretas (2015) e Travessia (2022),[9] assim como também nas séries Justiça (2016) e Sob Pressão (2019–22), sendo premiada e indicada a diversos prêmios pelos trabalhos supracitados.

Carreira

Começou a carreira aos 13 anos no teatro infantil com montagens de Os Doze Trabalhos de Hércules, adaptação do livro de Monteiro Lobato, em 1983, Nossa Cidade, de 1984, e em Chapeuzinho Vermelho, com texto e direção de Maria Clara Machado, em 1985. Em 1989 estreou no teatro adulto em O Segredo de Cocachim, de Denise Crispum, que lhe valeu o Prêmio Coca-Cola. Já na televisão, sua primeira aparição não poderia ter sido mais discreta. Sua estreia deu-se na Globo, em 1986, no episódio O seqüestro de Lauro Corona, do extinto Teletema, escrito por Ricardo Linhares. Apesar de pequeno, o papel desempenhado pela atriz chamou a atenção do diretor Roberto Talma, responsável pelo seriado, que a convidou para fazer sua primeira novela, Top Model, três anos depois, em que interpretou a empregada Cida.

No cinema, seu primeiro trabalho foi no curta Vaidade, em 1990. Depois, atuou na produção americana, Manôushe, de Luiz Begazo. Ainda na década de 1990, marcou presença em mais três filmes importantes: As Meninas, adaptação cinematográfica do clássico romance de Lygia Fagundes TellesMandarim, filme de Júlio Bressane; e Traição, da produtora Conspiração Filmes, dirigido por José Henrique FonsecaArthur Fontes e Cláudio Torres. Também em 1992, com a Cia dos Atores, atuou em A Morta, de Oswald de Andrade, sob a direção de Enrique Diaz. No ano seguinte, esteve em cartaz com o texto Pianíssimo, de Tim Rescala, e recebeu os prêmios Coca-Cola e Mambembe. Só conseguiu destaque na mídia a partir de 1995, como Renata, a garota do casal Unibanco, ao lado do ator João Camargo. Foram mais de 30 campanhas em cinco anos. Desde então, com uma carreira importante consolidada no teatro, vem desenvolvendo uma trajetória notável também na telinha, onde participou de vários sucessos da teledramaturgia brasileira. Com uma interpretação maliciosa e tecnicamente precisa desempenhou papéis marcantes que provaram seu talento e versatilidade, indo da comédia ao drama.

Pelas mãos do autor Walcyr Carrasco, por exemplo, interpretou maquiavélicas vilãs e cômicas mocinhas. Em 1996, numa passagem pela dramaturgia da Rede Manchete, integrou o elenco da novela Xica da Silva, como a terrível e diabólica Violante, que lhe valeu o prêmio APCA de Melhor Atriz daquele ano. Quatro anos depois, na Globo, mais uma vez deu vida a antagonista de uma novela, ao despontar como a ardilosa Marcela de O Cravo e a Rosa. Em 2002, participou da telenovela Desejos de Mulher como Gilda.[10] Na sequência, surpreendeu como a manicure Márcia, coprotagonista de Chocolate com Pimenta. O fato repetiria-se anos depois, quando interpretou a perua falida Olívia de Alma Gêmea.

De Walter Negrão partiu o convite para que interpretasse sua primeira protagonista em novelas, a governanta Madalena de Era Uma Vez, em 1998. Também esteve presente em diversos humorísticos como Garotas do ProgramaTV PirataOs NormaisOs Aspones, entre outros. A partir dos anos 2000, foi dirigida por cineastas de primeira linha em filmes, como: Bossa Nova, de Bruno BarretoAmores Possíveis, de Sandra Werneck; e Onde Anda Você?, de Sérgio Rezende. Em 2008, voltou a interpretar um papel dramático na TV ao compor o elenco da minissérie Queridos Amigos. Também nesse ano, estreou no Festival de Curitiba seu primeiro monólogo, A Ordem do Mundo, pelo qual foi indicada pela terceira vez ao Prêmio Shell na categoria de Melhor Atriz. A premiação é considerada a mais importante no teatro. O início de 2009, a trouxe de volta no especial Decamerão - A Comédia do Sexo, da Globo, que voltou a ser exibido no segundo semestre em forma de seriado. Simultaneamente, esteve em cartaz com o filme Os Normais 2. Drica é uma das fundadoras da Cia dos Atores, um dos grupos teatrais de maior destaque no país. Com a Cia participou de espetáculos como Noticias Cariocas, em 2004, O Rei da Vela, em 2000 e Melodrama, em 1999, entre outros.

Paralelamente ao trabalho junto à companhia, atuou em outras peças, como Pixinguinha, de Amir Haddad, em 1994; O Crime do Dr. Alvarenga, texto e direção de Mauro Rasi, em 1999; Vítor ou Vitória, adaptação do filme homônimo de Blake Edwards, com direção de Jorge Takla, em 2001; e Mamãe Não Pode Saber, em 2002.[11] Em 2006, fez uma participação especial na novela Pé na Jaca, como a assessora particular da modelo Maria Bo, interpretada por Fernanda Lima.[12] Em julho de 2010, estreou em circuito nacional o filme O Bem-Amado, no qual interpreta uma das Irmãs Cajazeiras. Meses depois, em janeiro de 2011, o filme foi exibido pela TV Globo como uma série divida em quatro capítulos. Drica voltou à TV, já recuperada, em fevereiro de 2011, um ano após a descobrir um câncer. Ela atuou em Ti Ti Ti como a fisioterapeuta Teresa Batalha, em uma participação especial nos últimos capítulos da trama. No mesmo ano participou de 1 episódio da série A Grande Família.[13] Em 2012, esteve na minissérie Dercy de Verdade, ela interpretou Clô Prado.[14][15] No mesmo ano, voltou as novelas no remake de Guerra dos Sexos.[16] Em 2014, entra no elenco de Doce de Mãe, interpretando Rosalinda.

Ainda em 2014, interpretou a grande vilã Cora, em Império. A atriz teve de sair da novela por problemas de saúde, sendo substituída por Marjorie Estiano, que interpretou a mesma personagem na 1ª fase da trama. Em 2015, foi confirmada como protagonista de Verdades Secretas, novela das 23h, escrita por Walcyr Carrasco, substituindo Deborah Secco.[17][18][19][20][21]

Em 2016, esteve na minissérie Justiça, onde interpretou Vânia Ferraz, uma mulher desequilibrada e emocionalmente frágil, atuando com Antonio Calloni e Cauã Reymond.[22] Drica foi elogiada por internautas na web.[23] Em 2017, é escalada como protagonista ao lado de Fábio Assunção da minissérie A Fórmula. A minissérie teve repercussão negativa, e baixa audiência, sendo descartada uma uma segunda temporada.[24]

Em 2017 filma Rasga Coração de Vianinha com direção de Jorge Furtado. E no ano seguinte , 2018, filma O Banquete, de Daniela Thomas. Em 2017/18 produz e atua na peça Lifting dirigida  por Cezar Augusto.

Entre 2019 e 2022 participa como atriz de três temporadas da série Sob Pressão de Lucas Paraíso e direção de Andrucha Waddington, na TV Globo.

Vida pessoal

É filha da chef de cozinha Clarissa Gaspar de Oliveira e do arquiteto Gustavo Eduardo Barros de Moraes Rêgo Reis. É neta paterna do general Gustavo Moraes Rêgo Reis. Em 1994, nas gravações de um seriado de televisão, conheceu o diretor Regis Farias. No mesmo ano foram viver juntos. Ela começou a tentar engravidar, mas não estava conseguindo, e iniciou um tratamento de fertilização, e em 1998 descobriu estar grávida, mas em poucos meses sofreu um aborto espontâneo, e entrou em depressão. Durante mais alguns anos, continuou tentando ter filhos, mas não obtinha respostas, e ficou muito mal com isso. Em 2003, o casal não estava mais se entendendo, e decidiram-se pela separação.[25]

Poucos meses após a separação, conheceu o produtor cultural Raul Schmidt. Ele era nadador e Drica, fumante e asmática. Se tornaram amigos e ele a ajudou a largar o vício e começar a fazer exercícios, para melhorar o tratamento da asma.[26] Dessa união de amigos, eles começaram a namorar. Menos de um ano de namoro foram viver juntos. Drica quis engravidar de Raul, mas mesmo fazendo fertilização, não obteve respostas, e então decidiu parar de tentar ter um filho biológico, e junto do marido, em 2005, se inscreveram na fila de adoção. Em 2008, por desentendimentos conjugais, Drica se separou de Raul, mas, mesmo sozinha, manteve o processo de adoção.[27] Em 2009, finalmente saiu a sentença da justiça, e Drica realizou seu maior sonho, o de ser mãe: Conseguiu adotar um bebê de 03 dias de vida, a quem batizou de Mateus Moraes Pitanga. No início de 2010 começou a namorar o médico homeopata Fernando Pitanga, e estão juntos até hoje, se tornando, inclusive, o pai adotivo de seu filho Mateus.[27]

Leucemia

Em fevereiro de 2010, após fazer muitos exames e ao longo de 1 ano se sentindo muito mal, tendo dores pelo corpo, febre e desmaios, foi internada no Hospital Samaritano para verificar o que tinha, até que houve o diagnóstico de leucemia mieloide aguda. Drica ficou muito assustada e entrou em depressão, mas começou, então, a iniciar sessões de quimioterapia.[28] Seus amigos e parentes fizeram o teste, mas nenhum deles era compatível com Drica. Desesperados, todos eles mobilizaram uma grande campanha nas ruas, na TV e na internet para doação de sangue e medula.[29][30][31] Em julho de 2010, teve que raspar a cabeça, e enfim, submeteu-se a um transplante de medula. Depois de recuperada, Drica concedeu uma entrevista ao programa Fantástico. Durante a entrevista, ela disse, "A vida melhora muito se você não morre". Para a revista Marie Claire afirmou: "Graças a Deus, eu tive a doença. E me curei". "...Diante de situações como essa, temos de decidir viver ou desistir. Mesmo com todas as limitações que a doença me impõe, quero estar aqui. Um dos momentos mais marcantes do tratamento foi de felicidade: o dia em que acharam um doador de medula compatível comigo. Isso era necessário, pois precisei de um transplante e nenhum de meus irmãos poderia ser doador. Minha vida dependia disso. Foram seis meses de espera. O que é até rápido. Há pacientes que aguardam anos e outros que morrem antes de achar um doador compatível. Por tudo isso, há um ano trabalho em campanhas que estimulam a doação. É importante que todos saibam que doar a medula é simples." contou.[32] Ela fará tratamento intensivo por mais um ano e será acompanhada a vida toda, para evitar que a doença retorne.

Em 2014, Drica foi afastada da novela Império por uma semana.[33][34] Seguidamente foi diagnosticada com faringite e posteriormente foi afastada definitivamente de Império, onde sua personagem é uma das de maior destaque na trama, por ser uma vilã. Na época, cogitou-se entre o público que o câncer teria voltado, o que foi desmentido pela própria atriz e equipe da novela. A faringite, causada pela fragilidade de sua saúde e por estar trabalhando demais, prejudicou sua voz e a deixou rouca, e ela não poderia atuar nessas condições. Segundo o autor da novela, Aguinaldo Silva, revela que teve de pegar leve com Drica Moraes desde o começo da novela das nove da Globo, em julho. A atriz mantém cuidados especiais com a saúde por causa de um câncer que enfrentou em 2010. “Cada vez que eu escrevia uma cena forte não podia deixar de pensar que estava fazendo um mal enorme à saúde da Drica".[35][36] Em seguida, Aguinaldo Silva chamou novamente Marjorie Estiano para substituir Drica Moraes, a atriz já havia interpretado a Cora mais jovem, na 1ª fase.[37]

Filmografia

Televisão

AnoTítuloPersonagemNota
1986Tele TemaDaríliaEpisódio: "O Sequestro de Lauro Corona"
1988Grupo EscolachoDagmarEspecial de fim de ano
1989Top ModelMaria Aparecida das Dores (Cida)
1990Lua Cheia de AmorIsabela Souto Maia
1994Confissões de AdolescenteDrª. PatríciaEpisódios: "Barbara Vai a Luta"
Episódio: "A Lei de Paulo"
Quatro por QuatroDenise
1996Xica da SilvaViolante Cabral
1997A Comédia da Vida PrivadaCláudiaEpisódio: "A Voz do Coração"
1998Era uma Vez...Madalena Giunquetti
1999MulherZildaEpisódio: "Maternidade, Mães de Família"
Você DecideAna MariaEpisódio: "Faça a Coisa Certa"
2000LaurindaEpisódio: "Ídolos de Barro"
Garotas do ProgramaVários personagens
O Cravo e a RosaMarcela de Almeida Leal / Muriel
2001Brava GenteCatitiEpisódio: "Lira Paulistana"
Os NormaisBeteEpisódio: "Todos São Normais"
Retrato FaladoSirleide LimaEpisódio: "Joserlane"[38]
2002Desejos de MulherGildaEpisódios: "10 de junho–24 de agosto"
A Grande FamíliaSheilaEpisódio: "Nenê Esposa Carinhosa"
Episódio: "Atendimento Personalizado"
Episódio: "Chifre no Capeta"
Os NormaisEpisódio: "Tudo Normal Até Que..."
2003RejaneEpisódio: "Nosso Já Famoso Episódio Infame"
Chocolate com PimentaMárcia Mariano da Silva
2004Os AsponesMoira
2005Alma GêmeaOlívia de Médici
2006Pé na JacaPietraEpisódios: "21 de novembro–18 de dezembro"
2008Queridos AmigosVânia
2009NormaRegianeEpisódio: "Ciúmes"
Decamerão: A Comédia do SexoTessa
2011Ti Ti TiTereza BatalhaEpisódio: "9–19 de março"
A Grande FamíliaMargarethEpisódio: "Aqui se Faz, Aqui se Paga"
2012Dercy de VerdadeClotilde Prado (Clô)
A Grande FamíliaSílviaEpisódio: "A Rosa Púrpura do Bairro"
Guerra dos SexosAntonieta Carneiro (Nieta)
2014Doce de MãeRosalinda Bauer[39]
ImpérioCora dos Anjos Bastos[40][41][42]Capítulos (4–119)
2015Verdades SecretasCarolina Brito Ticiano[43][44]
2016JustiçaVânia Ferraz[45]
2017ValentinsDra PatríciaEpisódio: "O Fantasma"
A FórmulaAngélica Dantas[46]
2018Mister BrauMatilde[47]Episódio: "O Musical"
2019–22Sob PressãoDrª. Vera Lúcia Veiga[48][49]Temporada 35
2020Amor e SorteFernanda
Sob Pressão: Plantão CovidDrª. Vera Lúcia Veiga[49]
2022TravessiaNúbia Fernandes[50]
2023os outrosLúcia [51]

Cinema

AnoTítuloPersonagemNotas
1990VaidadeMulherCurta-metragem
1992ManôusheViúva
1995O Mandarim
As MeninasLia
1998TraiçãoEsposa
2000Bossa NovaNadine
2001Amores PossíveisCarol
2004Onde Anda VocêPaloma
2009Os Normais 2 - A Noite mais Maluca de TodasSilvinha
2010O Bem-AmadoJudicéia Cajazeira
2011Bruna SurfistinhaLarissa
2014GetúlioAlzira Vargas
2018Flor de LaranjeiraMãe de Mariana[52]Curta-metragem
O BanqueteNora
Rasga CoraçãoNena[53]
2022As VerdadesAmara[54]
PérolaPérola[55]

Teatro

AnoTítuloPersonagemNotas
1983Os Doze Trabalhos de Hércules
1984Nossa Cidade
1985Chapeuzinho Vermelho
1987De Repente, no Recreio
1989O Segredo de Cocachim
1990A Bao A Qutambém Direção de Arte/Cenografia
1991Cabaré Maravilha
1992A Mortatambém Direção de Arte/Cenografia
1993Só Eles o Sabem
PianíssimoClara[11]
1994Pixinguinha
1995Lamartine
1996MelodramaDoralice[11]
1999O Crime de Dr. Alvarenga
2000O Rei da VelaHeloisa de Lesbos[11]
2001Vítor ou VitóriaNorma Cassidy
2002Mamãe Não Pode SaberFlora
2004Noticias Cariocas
2008A Ordem do MundoHelena
2012–14À Primeira VistaMulher
2013Conselho de ClasseVoz Off Vivian
2017Êxtase AnotadoVoz[56]
2018Lifting - Uma Comédia CirúrgicaQuatro personagenstambém Produção/ Idealização

Prêmios e indicações

AnoPrêmioCategoriaNomeaçõesResultado
1987Troféu Mambembe[57]Melhor Atriz
De Repente, no Recreio
Indicada
1989Prêmio Coca-Cola de Teatro InfantilMelhor Atriz
O Segredo de Cochachim
Venceu
Troféu MambembeMelhor AtrizVenceu
1993Troféu Mambembe
Pianíssimo
Venceu
Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil[58]Melhor AtrizVenceu
1996Festival Internacional de Cinema de CartagenaMelhor AtrizVenceu
Troféu APCAMelhor Atriz de TelevisãoVenceu
Prêmio TV Press[59]Melhor AtrizVenceu
1997Prêmio SharpMelhor AtrizVenceu
2001Prêmio Guarani de Cinema BrasileiroMelhor Atriz CoadjuvanteIndicada
2003Prêmio Arte Qualidade BrasilMelhor Atriz CoajuvanteIndicada
Prêmio Shell[60]Melhor Atriz
Mamãe Não Pode Saber
Indicada
2004Prêmio Qualidade Brasil[11]Melhor Atriz de SérieVenceu
Melhor Atriz de Teatro
Noticias Cariocas
Indicada
2005Melhores do AnoMelhor Atriz CoadjuvanteIndicada
Prêmio TV PressMelhor Atriz CoadjuvanteVenceu
2006Prêmio Qualidade BrasilMelhor Atriz CoadjuvanteIndicada
Prêmio Contigo! de TVMelhor Atriz CoadjuvanteIndicada
Par Romântico (com Malvino Salvador)Indicada
2009Prêmio ShellMelhor Atriz
A Ordem do Mundo
Indicada
Prêmio Qualidade Brasil[61]Melhor Atriz de MinissérieIndicada
2010Grande Prêmio do Cinema BrasileiroMelhor Atriz CoadjuvanteIndicada
2011Prêmio Arte Qualidade Brasil[62]Melhor Atriz de MinissérieIndicada
2012Prêmio Guarani do Cinema BrasileiroMelhor Atriz CoadjuvanteIndicada
Grande Prêmio do Cinema BrasileiroMelhor Atriz CoadjuvanteVenceu
Prêmio Shell[63]Melhor Atriz
À Primeira Vista
Indicada
Prêmio APTR de Teatro[64]Melhor Atriz ProtagonistaIndicada
Prêmio Cenym de Teatro[65]Melhor AtrizIndicada
Prêmio Veja - Cariocas do Ano[66]TeatroVenceu
2013Prêmio Contigo! de TV[67]Melhor Atriz CoadjuvanteIndicada
2014Prêmio APCA[68]Melhor Atriz de TelevisãoIndicada
Prêmio F5 da Folha de S.Paulo[69]Atriz do Ano (novela)Venceu
Prêmio Extra de Televisão[70]Melhor AtrizIndicada
Melhores do Ano[71][72]Melhor Atriz CoadjuvanteVenceu
Prêmio Quem de Televisão[73]Melhor Atriz CoadjuvanteVenceu
Melhores do Ano do NaTelinhaMelhor AtrizVenceu
Prêmio UOL e PopTevê de Televisão[74]Melhor VilãVenceu
Melhores do Ano Minha Novela[75]Melhor Atriz CoadjuvanteVenceu
Melhor VilãVenceu
2015Troféu InternetMelhor AtrizIndicada
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro[76]Melhor AtrizIndicada
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro[77]Melhor Atriz CoadjuvanteIndicada
Troféu APCA[78]Melhor Atriz de TelevisãoIndicada
Prêmio Quem de Televisão[79]Melhor AtrizIndicada
Melhores do Ano[80]Melhor Atriz de NovelaIndicada
Troféu UOL TV e Famosos[81]Melhor AtrizIndicada
2016Troféu InternetMelhor AtrizIndicada
Prêmio Quem de TelevisãoMelhor Atriz CoadjuvanteIndicada
2019Cine PE - Festival Audiovisual de Recife[82]Troféu Calunga de Ouro
Homenagem
Venceu
Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro[83]Melhor Atriz CoadjuvanteIndicada
Prêmio Contigo! Online[84]Indicada
2021Prêmio Contigo! Online[85][86]Venceu
2022Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro[87]Melhor Atriz/personagem feminino
Pérola
Venceu
2023Festival Sesc Melhores Filmes[88]Melhor Atriz NacionalPendente

Referências

  1.  «Drica Moraes». Opaah. Consultado em 2 de dezembro de 2020
  2.  williarts (10 de agosto de 2014). «Drica Moraes rouba a cena em "Império"»iFolha. Consultado em 23 de dezembro de 2022
  3.  «Drica Moraes – Papo de Cinema». Consultado em 7 de fevereiro de 2022
  4.  «No aniversário de Drica Moraes, veja fotos de suas primeiras aparições na TV»Vídeo Show. Consultado em 23 de dezembro de 2022
  5.  «Drica Moraes relembra 'Top model', sua primeira novela com Cecil Thiré: 'Um gentleman'»Extra Online. 9 de outubro de 2020. Consultado em 23 de dezembro de 2022
  6.  «Folha de S.Paulo - "As Meninas" perde sua força no cinema - 4/12/1995»www1.folha.uol.com.br. Consultado em 23 de dezembro de 2022
  7.  «Folha de S.Paulo - Prêmio: APCA reúne artistas no Municipal de SP - 26/03/97»www1.folha.uol.com.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2022
  8.  Entretenimento, Portal Uai; Entretenimento, Portal Uai (18 de setembro de 2022). «Drica Moraes revela como conseguiu o papel de Márcia de Chocolate com Pimenta»Portal Uai Entretenimento. Consultado em 23 de dezembro de 2022
  9.  «Drica Moraes relembra sucesso de sua personagem em 'Chocolate com Pimenta' e fala de 'Travessia'»Estadão. Consultado em 23 de dezembro de 2022
  10.  «Drica Moraes completa 41 anos!». =Caras. 29 de julho de 2010. Consultado em 1 de janeiro de 2012
  11. ↑ Ir para:a b c d e «Adriana Moraes Rego Reis». Consultado em 4 de Abril de 2015
  12.  «Biografia». Consultado em 27 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 11 de junho de 2009
  13.  «Lineu esquece de fazer aposta e gera crise»Globo.com. Consultado em 27 de dezembro de 2011
  14.  Redação Rede Globo (2 de janeiro de 2012). «Dercy de Verdade: Drica Moraes volta à TV para viver amiga da humorista». Globo.com. Consultado em 2 de janeiro de 2012
  15.  «Veja fotos dos bastidores de Dercy de Verdade, que tem Drica Moraes e Guilherme Gonzalez no elenco»Contigo!. Abril.com. 20 de dezembro de 2011. Consultado em 27 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 7 de julho de 2012
  16.  «Nieta». Globo.com. Consultado em 25 de maio de 2013
  17.  iG (5 de maio de 2015). «Após deixar novela pela metade para cuidar da saúde, Drica Moraes volta à TV»O Dia. Consultado em 5 de maio de 2015
  18.  Maísa Capobiango (5 de maio de 2015). «Drica Moraes entra para o elenco de Verdades secretas». Patrícia Kogut. Consultado em 5 de maio de 2015
  19.  «Walcyr Carrasco confirma que Drica Moraes substituirá Secco em novela». UOL Televisão. 5 de maio de 2015. Consultado em 5 de maio de 2015
  20.  «Walcyr Carrasco confirma Drica Moraes em 'Verdades secretas'»O Globo. Revista da TV. 5 de maio de 2015. Consultado em 5 de maio de 2015
  21.  «Drica Moraes vai substituir Deborah Secco em novela»Veja. Entretenimento. 5 de maio de 2015. Consultado em 5 de maio de 2015
  22.  «Drica Moraes interpreta mulher carente e emocionalmente frágil: 'Alguém pedindo socorro'»Bastidores
  23.  «Surto de Vânia em 'Justiça' leva público à loucura, e Drica Moraes é muito elogiada na web»tv
  24.  «'A fórmula', série com Drica Moraes e Luisa Arraes, vai virar telefilme»Patrícia Kogut. Consultado em 25 de agosto de 2017
  25.  «DRICA MORAES»Guia da semana. Consultado em 13 de fevereiro de 2012
  26.  [1]
  27. ↑ Ir para:a b «Drica Moraes adota um bebê»A Tarde. 29 de julho de 2009. Consultado em 13 de fevereiro de 2012
  28.  «Leucemia de Drica Moraes tem até 60% de chance de cura»Terra Networks. 26 de fevereiro de 2010. Consultado em 13 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 1 de março de 2010
  29.  «Drica Moraes volta a ser internada no Rio»MSN. 8 de abril de 2010. Consultado em 27 de dezembro de 2011
  30.  «Drica Moraes volta a ser internada no Hospital Samaritano»O Globo. Globo.com. Consultado em 27 de dezembro de 2011
  31.  «Atriz Drica Moraes é diagnosticada com leucemia»Folha.com. UOL. 12 de fevereiro de 2010. Consultado em 27 de dezembro de 2011
  32.  «Drica Moraes: "Graças a Deus, fiquei doente"». Marie Claire. 28 de Novembro de 2012. Consultado em 14 de Março de 2019
  33.  Kogut, Patrícia (28 de novembro de 2014). «Afastada, Drica Moraes deve voltar a gravar quinta-feira»O Globo. Consultado em 9 de dezembro de 2014
  34.  Carla Bittencourt, Patrícia (28 de novembro de 2014). «Drica Moraes é afastada de 'Império' devido a labirintite». Extras - Império. Consultado em 9 de dezembro de 2014
  35.  UOL Rio, UOL (8 de dezembro de 2014). «Drica Moraes não volta mais como Cora à novela "Império"»UOL. Consultado em 9 de dezembro de 2014
  36.  Aguinaldo Silva, Notícias da TV (9 de dezembro de 2014). «Autor de Império diz que teve de poupar Drica Moraes desde o início». UOL. Consultado em 9 de dezembro de 2014
  37.  Crítica - Império, Notícias da TV (6 de dezembro de 2014). «Mirabolante, volta de Cora com Marjorie Estiano compromete vilã». UOL. Consultado em 9 de dezembro de 2014
  38.  «Drica Moraes participa de Retrato Falado»Babado. IG.com.br. 3 de outubro de 2001. Consultado em 26 de março de 2018
  39.  UOL, São Paulo (16 de janeiro de 2014). «Drica Moraes diz que é "deleite" atuar com Fernanda Montenegro»UOL Televisão. Consultado em 18 de março de 2014
  40.  Gshow (20 de junho de 2014). «Confira a primeira foto de Drica Moraes como a grande vilã de 'Império'». Extras - Império. Consultado em 21 de junho de 2014
  41.  Patrícia Kogut (21 de fevereiro de 2014). «Drica Moraes é cotada para ser a grande vilã de novela das 21h». O Globo. Consultado em 21 de junho de 2014
  42.  UOL (20 de junho de 2014). «Drica Moraes vai infernizar a vida da irmã na próxima novela das nove»UOL Televisão. Consultado em 21 de junho de 2014
  43.  Fábio Rosso (6 de maio de 2015). «Drica Moraes comemora papel em nova das 11: 'Estou entusiasmada'». Gshow. Consultado em 9 de maio de 2015
  44.  «Após ser afastada de 'Império', Drica Moraes substitui Deborah Secco em nova novela». F5 - televisão. 5 de maio de 2015. Consultado em 9 de maio de 2015
  45.  Gshow (23 de junho de 2016). «Elenco de 'Justiça': veja os atores da nova minissérie». TV. Consultado em 22 de julho de 2016
  46.  «Conheça o elenco e a história da nova série da Globo, A Fórmula!». Consultado em 25 de junho de 2017. Arquivado do original em 19 de agosto de 2017
  47.  Patrícia Kogut (26 de maio de 2018). «Drica Moraes participará de 'Mister Brau' como enfermeira Matilde, ex-mulher de Brau». O Globo. Consultado em 26 de maio de 2018
  48.  Léo Dias (24 de agosto de 2018). «Drica Moraes faz laboratório do 'Sob Pressão' em Hospital Municipal no Rio». O Dia. Consultado em 24 de agosto de 2018
  49. ↑ Ir para:a b «'Sob Pressão - Plantão Covid': conheça o elenco do especial»Gshow. 21 de agosto de 2020. Consultado em 6 de agosto de 2021
  50.  CASTRO, SABRINA (22 de junho de 2022). «Drica Moraes inferniza vilão de Chay Suede em Travessia: 'Amor absurdo'»Notícias da TV. Consultado em 1 de agosto de 2022
  51.  «Drica Moraes vive síndica em 'Os Outros', série Original Globoplay; veja primeira foto»gshow. 14 de abril de 2023. Consultado em 1 de junho de 2023
  52.  «curta-metragem Flor de Laranjeira, dirigido por Ilona Wirth». Cultura UFMA. Consultado em 17 de janeiro de 2020
  53.  «Rasga Coração - Drica Moraes e Jorge Furtado». Globo Filmes. Consultado em 17 de janeiro de 2020
  54.  «Bianca Bin rasga elogios a Drica Moraes: Deusa». Contigo. Consultado em 17 de janeiro de 2020
  55.  «Murilo Benício vai dirigir Drica Moraes em Pérola, adaptação da aclamada peça homônima». Adoro Cinema. Consultado em 17 de janeiro de 2020
  56.  [hhttps://www.rionoteatro.com.br/extase-anotado «Êxtase Anotado»]. Rio no teatro. Consultado em 17 de janeiro de 2020
  57.  «1987 – MINC – Troféu Mambembe». cbtij. Consultado em 18 de dezembro de 2019
  58.  «1993 – Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil - Centro Brasileiro». Contra Cena Arte. Consultado em 18 de janeiro de 2020
  59.  «TV Press :: TV - Premiações Artísticas»tv-premiacoes-artisticas.webnode.com. Consultado em 4 de agosto de 2020
  60.  «Conheça os vencedores do Prêmio Shell de Teatro do Rio». Folha Uol. 1 de maio de 2003. Consultado em 18 de dezembro de 2019
  61.  "Você escolheu e Aqui estão os ganhadores do PRÊMIO ARTE QUALIDADE BRASIL 2009". Prêmio Arte Qualidade Brasil. 2009. Consultado em 14 de Janeiro de 2017.
  62.  "Categoria Televisão - 2011 - Prêmio Arte Qualidade Brasil". Prêmio Arte Qualidade Brasil. 2011. Consultado em 14 de Janeiro de 2017.
  63.  «25º Prêmio Shell de Teatro divulga indicados do primeiro semestre do Rio de Janeiro». Shell. 3 de julho de 2012. Consultado em 18 de janeiro de 2020
  64.  «Conheça os indicados ao 7º Prêmio APTR de Teatro». Contra Cena Arte. Consultado em 18 de janeiro de 2020
  65.  «12º Prêmio Cenym - Indicados». Cenyms. Consultado em 18 de janeiro de 2020
  66.  «Veja :: TV - Premiações Artísticas»tv-premiacoes-artisticas.webnode.com. Consultado em 4 de agosto de 2020
  67.  «Ficha Técnica - 15º Prêmio Contigo! de TV - Eventos - Contigo!»Contigo!. Consultado em 24 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 1 de abril de 2013
  68.  «APCA divulga nesta sexta lista de indicados a prêmio de Melhores da TV em 2014». Sidney Rezende. Consultado em 14 de fevereiro de 2018
  69.  «Prêmio F5 - Atriz do Ano (novela)». Folha Uol. 1 de dezembro de 2014. Consultado em 14 de fevereiro de 2018
  70.  «'Império' é a grande vencedora do Prêmio Extra de Televisão; veja a lista completa de ganhadores». extra.globo.com
  71.  «Drica Moraes é eleita a Atriz Coadjuvante e afirma que em breve estará de volta». gshow.globo.com
  72.  «Andreia Horta e Marina Ruy Barbosa comentam confraternização no "Melhores" e novela». gshow.globo.com
  73.  «Prêmio QUEM 2014: Conheça e vote nos finalistas da categoria TV». revistaquem.globo.com
  74.  «UOL - Poptevê :: TV - Premiações Artísticas»tv-premiacoes-artisticas.webnode.com. Consultado em 4 de agosto de 2020
  75.  «Veja a lista dos vencedores da revista "Minha Novela"»TV - Premiações Artísticas. 22 de janeiro de 2015. Consultado em 20 de novembro de 2022
  76.  «Veja os vencedores do 14 Grande Prêmio do Cinema Brasileiro». g1.globo.com
  77.  «20° Prêmio Guarani :: Premiados de 2014». Consultado em 26 de outubro de 2021
  78.  «Conheça os finalistas da APCA aos melhores de 2015 na televisão». nilsonxavier.blogosfera.uol.com.br
  79.  «Prêmio QUEM 2015: Vote no seu preferido na categoria TV». revistaquem.globo.com
  80.  «'Melhores do Ano': Alinne Moraes, Drica Moraes e Giovanna Antonelli são finalistas de Atriz de Novela». gshow.globo.com
  81.  «Troféu UOL TV e Famosos - Vote nos melhores de 2015»UOL TV e Famosos. Consultado em 4 de agosto de 2020
  82.  «Drica Moraes recebe o troféu Calunga de Ouro no Cine PE». Roberta Jungmann. Consultado em 18 de janeiro de 2020
  83.  «24º Prêmio Guarani :: Melhor Atriz Coadjuvante». Papo de Cinema. 18 de dezembro de 2019. Consultado em 18 de dezembro de 2019
  84.  Contigoǃ (18 de dezembro de 2019). «Prêmio Contigo! Online 2019 - Veja a lista completa dos indicados». Contigoǃ. Consultado em 18 de dezembro de 2019
  85.  «PRÊMIO CONTIGO! 2021: Veja a lista dos indicados». You Yes. 2 de dezembro de 2021. Consultado em 11 de dezembro de 2021
  86.  «PRÊMIO CONTIGO! 2021: Confira a lista completa dos vencedores»UOL. 14 de janeiro de 2022. Consultado em 14 de janeiro de 2022
  87.  «Veja os vencedores do Fest Aruanda 2022». G1. 10 de novembro de 2020. Consultado em 8 de dezembro de 2022
  88.  «49° Festival Sesc Melhores Filmes: Melhor Atriz Nacional». Melhores Filmes.Sesc SP. 1 de fevereiro de 2023. Consultado em 1 de fevereiro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário