domingo, 13 de maio de 2018

Steven Spielberg

Steven Spielberg - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1Steven Spielberg - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 2Steven Spielberg - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 3Steven Spielberg - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 4Steven Spielberg - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 5
Nascimento: 18 de Dezembro de 1946 (71 years)
Cincinnati, Ohio - Estados Unidos da América
É um cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e empresário norte-americano. Spielberg é o diretor que mais filmes tem na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute. Ele é considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema. Até o momento a rendimento bruto de todos os seus filmes, em todo o mundo, é de mais de 8,5 bilhões de dólares. A Forbes calcula a riqueza de Spielberg em 3,2 bilhões de dólares.
Aos 13 anos de idade Spielberg venceu seu primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno. O filme tinha duração de 40 minutos e retratava fatos sobre guerra. Aos 16 fez seu primeiro filme em Super-8, chamado Firelight, este filme foi exibido em uma sala de teatro local que fora alugada por seu pai. No mesmo ano, 1963, fez sua estreia profissional com o curta-metragem Amblin, que conta a história de um casal de jovens que se encontra no deserto de Mojave, este curta tinha duração de 24 minutos e foi exibido no Festival de Filmes de Atlanta e foi premiado em festivais importantes como o Festival de Veneza. Nessa época, o jovem e já premiado cineasta resolveu seguir carreira e tentou entrar no conceituado departamento de filmes da University of Southern California, onde não foi aceito, indo estudar na Universidade Estadual da Califórnia, onde fez cinco filmes.
Após Amblin, Spielberg assinou um contrato com a Universal, onde teria a oportunidade de dirigir o seu primeiro longa-metragem em 1971, Encurralado (1972). Produzido para a televisão, fez tanto sucesso que acabou por ser lançado nos cinemas. Em pouco tempo passou a dirigir episódios de séries de televisão como Marcus Welby M.D. e Columbo, porém o sucesso da versão para o cinema de Encurralado impulsionou a carreira do diretor e o levou de volta aos cinemas.
O seu próximo trabalho seria Louca Escapada (1974), filme elogiado pela crítica mas fracasso de público. Esta produção marcou o início da parceria entre ele e o compositor John Williams.
Em 1975 Spielberg dirigiu aquela que é considerada a obra seminal dos blockbusters, Tubarão. O filme foi um sucesso de bilheteria, faturando mais de 100 milhões de dólares e conquistou plateias do mundo inteiro, em sua maioria jovens, com a trama sobre uma cidade litorânea aterrorizada por um tubarão gigante. A partir deste filme, os grandes estúdios passaram a investir no modelo que atraía multidões às salas de cinema do Hemisfério Norte durante o verão, instaurando um estilo moderno de super produção, com elevados custos de marketing e efeitos especiais.
A trilha de Tubarão foi composta por seu amigo Williams, classificada inicialmente por Spielberg como uma "piada", até hoje é reconhecida e imitada. O filme teve outras continuações, nenhuma contou com a participação de Spielberg.
Logo após o sucesso de Tubarão, praticamente todos os seus trabalhos foram sucesso.
Em 1977, o lançamento de Contatos Imediatos de Terceiro Grau, rendeu a Spielberg sua primeira indicação ao Oscar na categoria melhor diretor.
Em 1979 obteve seu primeiro fracasso em 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979) insucesso de bilheteria e crítica o filme era uma comédia sobre uma suposta invasão da Califórnia por japoneses após o ataque a Pearl Harbor. O fiasco só foi superado em 1981, quando o diretor emplacou Os Caçadores da Arca Perdida, através da conciliação de entretenimento com qualidade artística. Este filme lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar, mas Spielberg não venceu. O filme protagonizado por Harrison Ford e produzido por George Lucas, firmou Spielberg entre os maiores diretores de Hollywood. O filme ainda teve três sequências, Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).
Em 1982, sua consagração definitiva veio com o lançamento de E.T, o Extraterrestre, que registrou a maior arrecadação da história do cinema até então, e rendeu uma nova indicação ao Oscar. Mas, novamente ele não a conquistou.
Em 1985, com A Cor Púrpura conseguiu provar para a crítica que também era capaz de fazer filmes adultos, com Whoopi Goldberg no elenco este filme recebeu 11 indicações ao Oscar onde o diretor experimentou um projeto mais maduro e controverso que seguiu na mesma linha, em 1987, com o lançamento de O Império do Sol.
Em 1989 enfrentou um novo fracasso com o filme Além da Eternidade.
Seu próximo sucesso comercial ocorreria somente em 1991, com Hook - A volta do Capitão Gancho, apesar de ter sido recebida com frieza pela crítica.
Em 1993 ele entrou em negociação com a Universal para produzir o filme The Cure, mas desistiu do projeto quando a produtora não aceitou as alterações que ele exigiu no roteiro.
Em 1993, dois filmes do diretor lotaram as salas de cinema em todo o mundo. O primeiro, Jurassic Park, voltou a quebrar recordes e se tornou o maior fenômeno de bilheteria do cinema até aquela data. Já o segundo era um projeto de valor pessoal, A Lista de Schindler, que retratava o martírio dos judeus na Segunda Guerra Mundial. Foi por este último que Spielberg finalmente conseguiu a sua primeira estatueta do Oscar como Melhor Diretor.
Neste momento, Spielberg já tinha sua carreira consagrada o que lhe proporcionou a conquista de um novo objetivo fundando a DreamWorks SKG em sociedade com Jeffrey Katzenberg, da Disney, e David Geffen, proprietário da gravadora Geffen Records. Até então Hollywood não testemunhava o surgimento de um novo grande estúdio havia 75 anos.
Foi com o filme Amistad, de 1997, que Spielberg inaugurou suas produções pela Dreamworks, mas neste mesmo ano o filme que arrebatava as bilheterias era Titanic o que fez com que o filme obtivesse um fraquíssimo desempenho nas bilheterias.
A recuperação veio no ano seguinte, com O Resgate do Soldado Ryan. Mais uma vez Spielberg utilizava o tema da segunda grande guerra, revelando a sensibilidade do diretor de origem judaica com o tema. Esta ligação de Spielberg com a segunda guerra é forte, já que a avó de Spielberg sobreviveu a um campo de concentração na Polônia, e o pai serviu o exército durante a guerra, no sudeste asiático. Por este filme, Spielberg foi premiado com um segundo Oscar de melhor diretor.
O longa seguinte, A.I. - Inteligência Artificial, não agradou muito a crítica, mas foi bem recebido pelos fãs do diretor. No ano seguinte em 2002, Spielberg se recuperou com Minority Report e Prenda-me se For Capaz, aclamados pela crítica e pelo público.
Seus lançamentos seguintes, O Terminal, de 2004 e a ficção científica Guerra dos Mundos de 2005, dividiram as opiniões dos fãs e críticos; Sendo que ambos concordaram que os filmes foram abaixo do que se esperar de um diretor do porte de Spielberg. Ainda em 2005, Steven Spielberg, continuando a alternar entre blockbusters e produções consideradas mais "sérias", com grandes temas, lançou Munique, sobre a caçada aos assassinos de onze atletas da delegação israelense durante os Jogos Olímpicos de 1972. Por este filme, foi indicado ao Oscar de Melhor Direção.
Spielberg também obteve sucesso como produtor. A lista é extensa, mas alguns dos filmes mais conhecidos são: Poltergeist (1982), Gremlins (1984),"Os Goonies" (1985), a trilogia De Volta Para o Futuro e MIB - Homens de Preto (1997).
Spielberg venceu o Oscar de Melhor Diretor duas vezes por Schindler's List e Saving Private Ryan, também venceu o Oscar de Melhor Filme por Schindler's List.
É casado com a atriz Kate Capshaw, tem seis filhos; um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving.

Nenhum comentário:

Postar um comentário