domingo, 13 de novembro de 2022

Wilhelm Miklas (Krems an der Donau, 15 de outubro de 1872 – Viena, 20 de março de 1956)

 Wilhelm Miklas ( Krems an der Donau15 de outubro de 1872 – Viena20 de março de 1956)

Wilhelm Miklas
2.º  Presidente da Áustria
Período10 de dezembro de 1928
13 de março de 1938
ChancelerIgnaz Seipel
Ernst Streeruwitz
Johannes Schober
Carl Vaugoin
Otto Ender
Karl Buresch
Engelbert Dollfuss
Kurt Schuschnigg
Arthur Seyss-Inquart
Antecessor(a)Michael Hainisch
Sucessor(a)Karl Renner (1945)
Dados pessoais
Nascimento15 de outubro de 1872
Krems an der DonauBaixa ÁustriaÁustria-Hungria
Morte20 de março de 1956 (83 anos)
VienaÁustria
CônjugeLeopoldina Miklas
PartidoFRA
Partido Social Cristão

Wilhelm Miklas (Krems an der Donau15 de outubro de 1872 – Viena20 de março de 1956) foi o terceiro presidente da Áustria, de 1928 até a sua anexação pela Alemanha nazi em 1938.[1]

Biografia

Filho de um carteiroMiklas estudou História e Geografia na Universidade de Viena enquanto participava do Partido Social Cristão, onde logo se destacou como uma liderança. Em dezembro de 1928 foi eleito Presidente da Áustria e permaneceu no cargo por dez anos, até o Anschluss nazi, que anexou seu país e o transformou numa província da Alemanha.

No período anterior à anexação, durante a agitação política nazi no país, o Presidente Miklas ofereceu anistia a membros do Partido Nazi austríaco presos, mas se recusou a atender o pedido de Hitler de entregar o controle da força da polícia nacional a Arthur Seyss-Inquart, o líder dos nazistas austríacos; foi ,entretanto, obrigado a ceder quando o Führer alemão ordenou manobras militares da Wehrmacht na fronteira dos dois países, obrigando-o a atender suas demandas sob ameaça militar, e nomeou Seyss-Inquart como Ministro do Interior da Áustria.

Túmulo do Presidente Miklas.

As demandas foram aumentando até que, em março de 1938, Hermann Goering exigiu que Seyss-Inquart substituísse Kurt Schuschnigg como Chanceler da Áustria. Miklas recusou-se, e após Hitler receber garantias de Mussolini de que não interviria na questão, foi anunciado que a Alemanha invadiria na manhã do dia seguinte. Ele capitulou à meia-noite, comunicando que havia empossado Seyss-Inquart como novo chanceler, mas já era tarde demais. Ao alvorecer, tropas nazistas entraram no país e foram recebidos com entusiasmo pelo povo nas ruas.

Miklas era odiado pelos nazistas austríacos por sua recusa inicial em permitir que eles governassem o país; ele foi preso, colocado em prisão domiciliar pelo coronel da SS Otto Skorzeny e desapareceu da esfera política.


Precedido por
Michael Hainisch
Presidente da Áustria
1928 – 1938
Sucedido por
Karl Renner

Referências

  1.  «Miklas, Wilhelm» (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário