quarta-feira, 22 de junho de 2022

Sofia Carlota de Hanôver (30 de outubro de 1668 - 1 de fevereiro de 1705) foi a primeira rainha consorte da Prússia como esposa do rei Frederico I.

 Sofia Carlota de Hanôver (30 de outubro de 1668 - 1 de fevereiro de 1705) foi a primeira rainha consorte da Prússia como esposa do rei Frederico I.

Sofia Carlota de Hanôver
Círculo de Kneller - Sophia Charlotte de Hannover (chamada Anne, Rainha da Grã-Bretanha).png
Retrato de Godfrey Kneller
Duquesa/Rainha consorte na Prússia
Eleitora consorte de Brandemburgo
Posse18 de janeiro de 1701 – 1 de fevereiro de 1705
Nascer30 de outubro de 1668
Castelo de Iburg , Osnabrück , Hanôver .
Morreu1 de fevereiro de 1705 (36 anos)
Hanover , Brunswick-Lüneburg
Enterro
CônjugeFrederico I da Prússia
QuestãoPríncipe Frederico Augusto
Frederico Guilherme I da Prússia
CasaHanôver
PaiErnest Augustus, Eleitor de Hanôver
MãeSofia do Palatinado
Religiãoluterano
AssinaturaAssinatura de Sophia Charlotte de Hanover

Sofia Carlota de Hanôver (30 de outubro de 1668 - 1 de fevereiro de 1705) foi a primeira rainha consorte da Prússia como esposa do rei Frederico I. Ela era a única filha do Eleitor Ernesto Augusto de Hanôver e sua esposa Sofia do Palatinado . Seu irmão mais velho, George Louis , sucedeu ao trono britânico em 1714 como rei George I.


Sophia Charlotte nasceu no Castelo de Iburg, no Príncipe-Bispado de Osnabrück , onde seu pai detinha o título de príncipe-bispo protestante . Em 1672 sua família mudou-se para a nova residência episcopal em Osnabrück e finalmente em 1679 para Hanover , quando Ernesto Augusto sucedeu seu irmão Duque João Frederico de Brunswick-Lüneburg no Principado de Calenberg .

Princesa Sofia Charlotte

Durante sua infância, Sophia Charlotte visitou o Reino da França com sua mãe na esperança de se casar com Louis, Grand Dauphin , herdeiro do trono francês. Mais tarde, ele se casou com a duquesa Maria Anna Victoria da Baviera , mas Sophia Charlotte também foi proposta como uma possível noiva para o pai de Louis, o rei Louis XIV , depois que sua esposa morreu em 1683. Também não deu em nada esse plano. Um casamento foi, portanto, arranjado com Frederico de Hohenzollern , filho de Frederico Guilherme, Eleitor de Brandemburgo , e herdeiro tanto da Marca de Brandemburgo quanto do Ducado da Prússia .

Eleitora e rainha editar ]

Ao se casar com Frederico em 8 de outubro de 1684, ela se tornou Eleitora de Brandemburgo em 1688 e, após a elevação de Brandemburgo-Prússia a um reino em 1701, ela se tornou a primeira rainha da Prússia . Seu único filho a atingir a maturidade tornou-se o rei Frederico Guilherme I da Prússia . Seu marido estava tão apaixonado por ela que, embora tivesse uma amante oficial, Catharina Rickert , em seu palácio – à imitação de Luís XIV – ele nunca fez uso de seus serviços; no entanto, seu amor por Sophia Charlotte não foi correspondido.

Palácio de Charlottenburg , a residência real da família Hohenzollern em Berlim (concluído em 1713)

Inicialmente, Sophia Charlotte interferiu nos assuntos políticos, empurrando a queda do primeiro-ministro prussiano Eberhard von Danckelman em 1697, mas logo se retirou para a vida privada. Em 1695, ela recebeu do marido as propriedades da mansão Lietzow , a oeste de Berlim , em troca de Caputh , mais distante . Aqui ela teve uma residência de verão barroca erguida pelos arquitetos Johann Arnold Nering e Martin Grünberg, a fim de viver independentemente do marido e ter seu próprio tribunal. Frederico só foi admitido por convite, como em 11 de julho de 1699, quando ela organizou uma festa de aniversário para ele. A partir de 1700, ela viveu regularmente lá nos meses de verão. Então chamado de Lietzenburg, foi renomeado como Palácio de Charlottenburg após sua morte.

Sophia Charlotte é lembrada principalmente por sua amizade e correspondência com o bom amigo e tutor de sua mãe, Gottfried Wilhelm Leibniz , de quem se tornou discípula declarada. Além do alemão, ela falava francês, italiano e inglês fluentemente. Seguindo o exemplo de sua mãe, ela se cercou de filósofos e teólogos como Isaac de Beausobre , Daniel Ernst Jablonski e John Toland e inspirou a fundação da Academia Prussiana de Ciências . Ela se interessava por música, cantava e tocava cravo , construiu um teatro de ópera italiano e empregou os músicos Attilio Ariosti e Giovanni BononciniO compositor Arcangelo Corelli dedicou seu Op. sonatas para violino solo (Roma, 1700) para ela. De acordo com alguns relatos, ela não gostou tanto das elaboradas cerimônias de seu marido que, durante a coroação , tomou pitadas de rapé para se proporcionar "alguma distração agradável". [1]

Retrato de cera de Sophie Charlotte, c. 1700

Sophia Charlotte era uma personagem tão formidável que, quando o czar Pedro, o Grande, conheceu ela e sua mãe em sua Grande Embaixada em 1697, ele ficou tão impressionado e intimidado que não conseguia falar. Ambas as mulheres o deixaram à vontade, e ele retribuiu com seu humor natural e baús cheios de brocados e peles.

Durante uma visita à sua mãe em Hanover, Sophia Charlotte morreu de pneumonia em 21 de janeiro de 1705, quando tinha 36 anos de idade.

Legado editar ]

Charlottenburg, hoje um distrito de Berlim, o lago Charlottensee em Bad Iburg, bem como o Sophie-Charlotte-Gymnasium em Berlim são nomeados em sua homenagem.

Problema editar ]

  1. Frederico Augusto de Brandemburgo (6 de outubro de 1685 - 31 de janeiro de 1686) morreu na infância.
  2. Frederico Guilherme I da Prússia (14 de agosto de 1688 - 31 de maio de 1740) casou -se com Sofia Doroteia de Hanôver e teve descendência.
    1. ^ Hinrichs, Carl (1941). Friedrich William I. König em Preussen. Eine Biografia . Hamburgo. págs. 146–47.

    Leitura adicional editar ]

    • MacDonald Ross, George, 1990, "Exposição de Leibniz de seu sistema para a rainha Sophie Charlotte e outras senhoras." Em Leibniz em Berlim , ed. H. Poser e A. Heinekamp, ​​Stuttgart: Franz Steiner, 1990, 61-69.
    • MacDonald Ross, George, 1999, "Leibniz und Sophie-Charlotte" em Herz, S., Vogtherr, CM, Windt, F., eds., Sophie Charlotte und ihr Schloß . Munique: Prestel: 95–105.
    • Stiftung Preußische Schlösser und Gärten em Berlim-Brandenburg (Hrsg.in): Sophie Charlotte und ihr Schloss, München, Londres, Nova York 1999, ISBN 3-7913-2225-7 
    • Clemens Götze: Das "musische Preußen" Sophie Charlottes. Kunst und Politik am Hof ​​der ersten Königin in Preußen. Sorria 2008.
    • Karin Feuerstein-Prasser: Die preußischen Königinnen. Piper 2005.
    • Renate Feyl : "Aussicht auf bleibende Helle. Die Königin und der Philosoph." Kipenheuer & Witsch 2006.
    • Otto Krauske: Sophie Charlotte. In: Allgemeine Deutsche Biographie. Banda 34, Duncker & Humblot, Leipzig 1892, S. 676-684.
    Sofia Carlota de Hanôver
    Ramo Cadete da Casa de Welf
    Nascimento: 30 de outubro de 1668 Falecimento: 1 de fevereiro de 1705 
    realeza alemã
    Precedido porDuquesa consorte da Prússia
    29 de abril de 1688 - 18 de janeiro de 1701
    Título abolido
    Reino estabelecido
    Eleitora consorte de Brandemburgo
    29 de abril de 1688 - 1 de fevereiro de 1705
    Vago
    Título próximo detido por
    Sofia Luísa de Mecklemburgo-Schwerin
    Novo títuloRainha consorte na Prússia
    18 de janeiro de 1701 - 1 de fevereiro de 1705

Nenhum comentário:

Postar um comentário