terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Viktor Stepanovich Chernomyrdin (em russo: Ви́ктор Степа́нович Черномы́рдин) (Oremburgo, 9 de abril de 1938 — Moscou, 3 de novembro de 2010)

 Viktor Stepanovich Chernomyrdin (em russoВи́ктор Степа́нович Черномы́рдин) (Oremburgo9 de abril de 1938 — Moscou 3 de novembro de 2010)

Viktor Chernomyrdin
Виктор Черномырдин
Primeiro-Ministro da  Rússia
Período14 de dezembro de 1992
23 de março de 1998
Antecessor(a)Yegor Gaidar
Sucessor(a)Serguei Kirienko
Dados pessoais
Nascimento9 de abril de 1938
Oblast de Oremburgo
 União Soviética
Morte3 de novembro de 2010 (72 anos)
Moscou Rússia
Profissãomecânicopolíticoembaixador
AssinaturaAssinatura de Viktor Chernomyrdin

Viktor Stepanovich Chernomyrdin (em russoВи́ктор Степа́нович Черномы́рдин) (Oremburgo9 de abril de 1938 — Moscou3 de novembro de 2010) foi primeiro-ministro russo entre 1992 e 1998,[1] o segundo homem mais influente dentro do círculo de Boris Yeltsin, além de fundador da companhia Gazprom.[2] Atuou como embaixador na Ucrânia entre 2001 e 2009.[1][2]

Foi um dos responsáveis pela transição do socialismo para o livre mercado na Rússia.[1] Seu modo atrapalhado e confuso de falar, repleto de erros e ambiguidades, ficou muito conhecido na Rússia e caracterizou o premier, muitas de suas frases tornaram-se clichês.

Faleceu em novembro de 2010, após um câncer, e abalado com a morte da esposa, ao lado da qual foi enterrado, em um funeral exibido ao vivo pelos principais canais estatais.[1]

Juventude e Ministério

Viktor Chernomyrdin nasceu em 9 de Abril de 1938, em uma família de cinco irmãos do Oblast de Oremburgo. Em 1957, aos 19 anos, tornou-se mecânico em uma refinaria de petróleo nos limites da cidade de Orsk. Em 1961, ingressou no Partido Comunista. Entre 1973 e 1978, Chernomyrdin foi o chefe de operações de gás natural em Oremburgo. Em 1982, foi nomeado Ministro das Indústrias de Gás Natural para toda a URSS, primeiro cargo federal de Chernomyrdin.

Gazprom

Em 1989, Chernomyrdin dissolveu o ministério que chefiava, e o transformou em uma companhia estatal, fundando a Gazprom.

Em 1992, o presidente russo Boris Yeltsin nomeia Chernomyrdin como seu primeiro-ministro, e a influência da Gazprom cresce imensamente. Em 1995, Chernomyrdin foi o responsável pelas negociações com o líder terrorista Shamil Bassaiev, que levaram ao cessar fogo durante a Primeira Guerra da Chechênia. Em 1998, diante de uma profunda crise, Chernomyrdin renuncia repentinamente ao cargo, mesmo com o apelo de Yeltsin, que pede que Chernomyrdin fique, em troca de nomeá-lo como seu sucessor para a presidência. Após a rejeição de Chernomyrdin e a impaciência da Duma com a indicação do novo premier, Boris Yeltsin nomeia Evgueni Primakov como o novo primeiro-ministro e sucessor de Chernomyrdin.

Carreira Diplomática

Em 1999, Chernomyrdin foi o representante da Rússia na Guerra da Iugoslávia, e aconselhou Slobodan Milosevic a assinar o armistício e permitir que a ONU controlasse Kosovo. No mesmo ano, tornou-se membro da Duma.

Em 2001Vladimir Putin nomeia Chernomyrdin como embaixador russo na Ucrânia,[1] ação que causou controvérsias, enquanto a imprensa acusava Putin de tentar afastar o antigo primeiro-ministro da política russa. Em 2009, Chernomyrdin criou uma tensão diplomática entre Rússia e Ucrânia, quando deu a entender que o país rejeitava as propostas russas para se aproximar do Ocidente. Semanas mais tarde, as autoridades ucranianas afirmaram que preferiam que Chernomyrdin abandonasse a embaixada, o que aconteceu meses depois. O presidente russo Dmitri Medvedev nomeou Chernomyrdin como conselheiro presidencial para assuntos econômicos com outras nações da CEI. Mesmo afastado da Ucrânia, Chernomyrdin continuou a maldizer as autoridades através de indiretas, afirmando que "a Rússia apreciaria muitíssimo se a Ucrânia começasse a pagar pelo gás que importa".

Morte

Chernomyrdin morreu na manhã de 3 de Novembro de 2010, de complicações de um câncer. O local onde o primeiro-ministro morreu foi estranhamente omitido nos noticiários. Segundo pessoas próximas, como o cantor Lev Leschenko, Chernomyrdin estava muito deprimido com a morte da esposa Valentina, ocorrida meses antes.

Na chuvosa tarde de 5 de Novembro, Chernomyrdin foi enterrado no cemitério de Novodevitchy, ao lado da esposa. Logo após a morte do premier, o presidente Dmitri Medvedev teria ordenado à televisão estatal que apresentasse o funeral ao vivo em todos os canais, o mesmo havia acontecido recentemente após as mortes de Boris Yeltsin e Aleixo IIViktor Yanukovych, presidente da Ucrânia, divulgou suas condolências oficiais.

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c d e «Morre ex-primeiro-ministro da Rússia Viktor Chernomyrdin»O Globo. 3 de novembro de 2010. Consultado em 27 de dezembro de 2021
  2. ↑ Ir para:a b «Morre Chernomyrdin, fundador da Gazprom e ex-premiê russo»Reuters (em inglês). 3 de novembro de 2010. Consultado em 27 de dezembro de 2021

Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário