quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Dominico Zampieri



Domenico Zampieri (ou Domenichino) (Bolonha21 de outubro de 1581 — Nápoles15 de abril de 1641) foi um pintor barroco italiano da Escola Bolonhesa ou Escola Carracci de pintura, em estilo barroco.
Biografia

Adão e Eva, 1633Museu de Grenoble, França
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/82/DomenichinounicornPalFarnese.jpg/210px-DomenichinounicornPalFarnese.jpg
A dama e o unicórnio, afresco no Palazzo Farnese em Roma, obra atribuída a Domenichino, c. 1602
Domenico era filho de um sapateiro e foi aprendiz de Denys Calvaert, mas cedo deixou o estúdio para trabalha na Accademia degli Incamminati dos irmãos Carracci.
Ao mudar-se para Roma, em 1601, converteu-se num dos aprendizes mais talentosos do círculo de Annibale Carracci, e trabalhou junto a grandes mestre contemporâneos como Albani e Guido Reni, como também junto a rivais destes, a exemplo de Lanfranco.
Devido à sua baixa estatura recebeu a alcunha de Domenichino (pequeno Domingos). Além de "a dama e o unicórnio", cuja autoria lhe é atribuída, pintou para o Palazzo Farnese três imagens mitológicas.
Com apoio do Monsenhor Giovanni Battista Agguchi, mordomo do Cardeal Aldobrandini e mais tarde do Papa Gregório XV, e do irmão de Giovanni, o Cardeal Girolamo Aggychi, Demenichino obteve o encargo de pintar a capela do Santissimi Fondatori na basílica medieval de Grottaferrata (1605-10), sita a alguns quilômetros de Roma, e onde o abade titular era Odoardo Farnese. Também recebeu a encomenda de afrescos para a igreja de Santo Onofre.
Junto a Albani participou da decoração do Palazzo Mattei (1606-07) e da Villa Odescalchi, em Bassano di Sutri (hoje Bassano Romano). Com Reni realizou os afrescos do Oratório de Sant'Andrea (na igreja de São Gregório Magno), na qual diz-se que o artista laborou com tanta paixão, usando palavras e gestos ameaçadores, que Annibale Carracci, surpreendendo-o, exclamara com alegria: "Hoje, meu caro Domenichino, você está a me ensinar".
Depois da morte de Annibale, em 1609, o cenário artístico romano estava dominado pelos discípulos do mestre. As encomendas seguintes de Domenico foram afrescos com cenas da vida de Santa Cecília para a Capela Polet de São Luís dos Franceses (1613-14).
Pintou afrescos no Quirinale, em San Carlo ai Catinari, na Basílica de Santa Maria em Trastevere, em Sant'Andrea della Valle e Santa Maria della Vittoria, em Roma, assim como na Villa Aldobrandini, de Frascati.
Tanto Annibale como Domenichino estiveram entre os poucos artistas do início do barroco romano, e influíram Claude Lorrain na fase seguinte.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário