quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Joana Fomm

Quem tem mais de 30 anos já deve ter ouvido falar da incrível personagem Perpétua, interpretada pela atriz Joana Fomm em Tieta, novela antológica exibida pela Rede Globo, nos anos 80. A história de Perpétua fez tanto sucesso, que muitos não conseguem se lembrar de outra interpretação da atriz, que não esse.
Mas a atriz Joana Fomm, dona de grade talento, já fez outras personagens antes e depois da novela Tieta. Para saber mais sobre a vida e as interpretações da atriz, segue sua biografia logo abaixo.

Biografia de Joana Fomm

  • A atriz nasceu no dia 14 de setembro de 1940, com o nome de Joana Maria Fomm, sendo mineira da cidade de Belo Horizonte.
  • Mesmo tendo nascido mineiro, teve seu registro feito na cidade do Rio de Janeiro, portanto pode se considerar mineira e carioca.
  • Quando ainda era pequena, foi adotada por seus tios, já que sua família tinha passado por uma grande tragédia, havia perdido todos os seus bens em decorrência de uma enchente.
  • Sua estreia como atriz aconteceu no cinema, no ano de 1962, através da apresentação do filme O quinto Poder, de Alberto Pieralisi.
  • Apareceu nas telas da TV somente dois anos depois, na TV Rio, durante a exibição da novela O Desconhecido, que foi baseada na obra de Nelson Rodrigues.
  • Conseguiu grande destaque no cinema, especialmente nos tempos áureos do Cinema Brasileiro, na durante a década de 60. Joana Fomm atuou em clássicos do cinema como: O Homem Nu, Bebel, Garota Propaganda, Todas as Mulheres do Mundo, Edu, Coração de Ouro e Macunaíma.
  • Seu primeiro papel de destaque na TV só veio no começo dos anos 70, com a participação da trama As Bruxas, veiculada pela extinta TV Tupi, na qual interpretava a personagem Sofia.
  • Ainda em participações na TV Tupi atuou nas novelas: Ovelha Negra, A Viagem, A Fábrica, Bel-Ami, e Papai Coração.
  • Foi para a TV Globo somente em 1977 e manteve seu contrato com a emissora até bem pouco tempo, estreando na novela Sem Lenço, Sem Documento, que ia ao ar a partir das 19:00.
  • Seu primeiro papel de vilã não foi o de Perpétua, como muitos podem pensar, mas na pele de Yolanda Pratini, na novela Dancing Days, escrita por Gilberto Braga, em 1978.
  • A partir do sucesso de Dancing Days, Joana Fomm passou a ser uma das atrizes mais disputadas pelos autores da Globo.
  • Muitos veem nela um perfil característico e perfeito para atuações primorosas de vilãs, especialmente aquelas arrogantes, frias, calculistas e essencialmente más.
  • Depois de Yolanda, outra interpretação de grande destaque foi Lúcia Gouveia, da novela Corpo a Corpo, de 1984, escrita por Gilberto Braga.

  • Em 1987, na novela Bambolê, interpretou outra vilã, Fausta, pessoa má, preconceituosa, porém, muito rica.
  • Em 1989, interpretou a eterna Perpétua, na novela Tieta, também exibida pela Rede Globo.
  • Em 1995, agora já no SBT, participou da novela As Pupilas do Senhor Reitor, onde interpretou a personagem Eugênia.
  • Além de todas as novelas citadas, Joana Fomm ainda atuou em muitas outras exibidas pela Rede Globo, como: Elas por Elas, Roda de Fogo, Coração Alado, Eu Prometo, Porto dos Milagres e Vamp.
  • A partir dos anos 90 fez outros filmes de impacto, como Quanto Vale ou é Por Quilo?, Quem Matou Pixote? e Copacabana, dirigido por Carla Camurati.
  • No ano de 2007, a atriz recebeu o convite de Gilberto Braga, para fazer parte do elenco da novela Paraíso Tropical, interpretando a personagem Marion, mas por ter sido diagnosticada com um câncer de mama, foi substituída por Vera Holtz.
  • Depois, em 2010, foi novamente convidada para integrar o elenco de Insensato Coração, e teve novamente de recusar o papel devido a uma doença chamada de disautonomia, uma enfermidade que acomete o sistema nervoso central e que compromete os movimentos.
  • A atriz foi casada por duas vezes, com Astolfo Araújo e também com o ator Francisco Milani.

Atualidades

Atualmente a atriz tem-se encontrado melhor de saúde e obtido vitória frente ao câncer de mama, após ter-se submetido a cinco cirurgias e sofrido a retirada do seio doente. A atriz descobriu a segunda doença, disautonomia, quando era levada por uma simples marolinha do mar e depois, mal conseguia se manter em pé novamente. O tratamento contra a doença tem sido feito com afinco e Joana se considera pronta para voltar a atuar na TV.
Joana Fomm mora na Zona Sul do Rio, num apartamento localizado no Alto Leblon, e tem somente um filho, Gabriel, já com 38 anos de idade.
Apesar da melhora da saúde, a atriz se mostra a cada dia mais reclusa e pretende lançar um livro com uma coletânea de poemas que tem postado no Facebook. A atriz passa as horas de seu dia entre seus escritos, brincadeiras com seu gato de estimação Tom Jobim, as aulas de pilates que trazem mais sustentação a seu corpo e a assistir séries e filmes nos canais de TV Paga.
Segundo suas mais recentes entrevistas, está apta para volta às telas de TV, e vê seu contrato com a Rede Globo quase acabando, por isso, tem muita vontade de voltar a atuar, mas infelizmente não há convites para isso.
Como muitas outras pessoas que já passaram pelo câncer, Joana Fomm diz que a doença em si não deu grande trabalho, já que nunca precisou se submeter à quimioterapia. Apenas sendo necessário que tomasse um remédio, que pode ser comparado a uma quimio, só que mais leve.
Mas, segundo a atriz, o que mesmo atrapalhou sua vida durante os últimos anos foi a Disautonomia, que além de alterar os movimentos ainda provoca queda de pressão, fazendo com que a pessoa sofra desmaios frequentes, muito semelhante a eventos senis, sendo inclusive comparado a isso por Joana, antes de conhecer a fundo a doença. .
Ambas as doenças são de difícil trato, mas foram enfrentadas com garra e bravura pela atriz, que não se deixou esmorecer em nenhum momento. O importante é lutar e buscar um meio de viver bem, feliz e alegre.
Quem sabe, com o passar do tempo, possamos voltar a ver as brilhantes atuações de Joana Fomm de volta às telinhas, a alegrar todas as nossas noites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário