Nascida em 06 de janeiro 1960, Nigella Lawson é filha de um dos políticos mais proeminentes do governo de Margaret Thatcher, Nigel Lawson. Mas isso não garantiu que a jovem se tornasse uma política ou seguisse os passos do pai. Muito pelo contrário: seguiu sua carreira rumo ao sucesso na escrita e na TV.
A jovem Nigella Lawson era uma criança tímida que, embora inteligente, lutou por sua escolaridade. Tendo mudado de escola mais de cinco vezes até fazer 18 anos por conta do trabalho do pai, ela finalmente conseguiu um lugar fixo para estudar na Universidade de Oxford para estudar Linguagem Medieval e Moderna, conseguindo um mestrado no assunto.
Já graduada, Nigella começou uma carreira de sucesso no jornalismo e seguiu no ramo, tornando-se vice editora literária do jornal Sunday Times. Depois viu que poderia seguir seus passos sozinha, começando a atuar como uma jornalista freelancer e escrever para publicações de renome no mercado inglês como The Guardian e Daily Telegraph.
Nigell Lawson e Sua Relação Com a Comida
A relação de Nigell com a gastronomia é o que torna seu nome conhecida no mundo todo. Seu amor pela comida começou na sua escrita, quando foi convidada para escrever uma coluna de gastronomia para a revista The Spectator. A partir daquele momento ela se tornou uma das jornalistas mais respeitadas pelo setor de gastronomia, sendo convidada cada vez mais a falar sobre espaços respeitáveis na Inglaterra.
Casamento e Carreira na Literatura
Em 1992, Nigella se casou com o jornalista e radialista John Diamond. O casal teve dois filhos, Cosima e Bruno. Diamond foi um instrumento fundamental para a carreira de Nigella, pois foi um dos primeiros a incentivar a sua esposa a escrever e ajudou a moldar a sua imagem na mídia como uma mulher de talento (não que ela precisasse provar isso).
Publicado em 1998 seu primeiro livro, “Como comer: os prazeres e os princípios da boa comida“, foi o trampolim para o seu primeiro programa de TV no canal 4, “Mordidas de Nigella”. Graças à abordagem exclusiva da Nigella, a comida ganhou charme. Sem esforço, o show se tornou um enorme sucesso e a segunda temporada foi acompanhada por um outro livro, que ajudou a impulsionar suas vendas em todo o mundo após alcançar a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas.
Em 2000, Nigella voltou suas atenções para a arte da culinária com a publicação de Como se tornar uma deusa doméstica. O livro provou ser um enorme sucesso e foi eleito o “Livro de Cozinha do Ano” pelo Writers Guild of Food, em 2001.
Nigella Luta Contra o Câncer
Enquanto sua carreira estava decolando, a vida de Nigella nos bastidores estava se tornando cada vez mais afetada pelo câncer. Sua mãe morreu de câncer de fígado, sua irmã foi atacada pelo câncer de mama em 1993 e seu marido John morreu em 2001 após lutar contra a doença há mais de quatro anos. Nigella tirou um tempo para descansar e saiu da carreira para se dedicar a seu marido em seus últimos dias.
Tirando uma folga da vida profissional após a morte de seu marido, a série de TV de continuou a fazer sucesso. A fórmula do livro foi repetida em 2002, com ‘Forever Summer’. No mesmo período, Nigella se casou com a amante da arte infame e colecionador Charles Saatchi em 2003 e no ano seguinte ela publicou um novo livro, ‘Festa: Alimentos que comemoram‘.
Programa de TV Cai e Nigella Sai Com Outro Projeto Audiovisual
Em 2005, sua incursão no o mundo da televisão durante o dia foi menos bem sucedido e seu show ‘Nigella’ perdeu 40% de sua audiência no espaço de uma semana. Contudo, esta classificação falha é improvável que afete o currículo de uma carreira que pode se orgulhar milhões de livros vendidos de culinária de sucesso internacional e mostra apenas que por um período seu programa foi abalado.
Depois do fracasso de audiência do primeiro programa, Nigella saltou para outro semelhante e ainda falando de gastronomia. “Festas de Nigella” foi ao ar nos Estados Unidos no outono de 2006. O que mais espanta é que, ao invés de ganhar menos, a bela escritora e mãe começou a ganhar mais, assinando um contrato de 2.500.000 euros para o programa ser exibido em dez outros países.
Nigella assinou um contrato com a BBC Two para uma série de três partes do programa “Natal da Cozinha Nigella ‘, que foi ao ar semanalmente partir de 6 de dezembro de 2006. Este programa foi muito bem recebido e apreciado pela crítica, com recordes de audiência e Nigella foi premiada com um segundo prêmio em 2007 pela qualidade do programa.
Nigella Comprova sua Fama de Gastrônoma no Mercado
Sua influência como comentarista de gastronomia também foi comprovado em 2006, quando a fabricante Tesco e Waitrose viu suas vendas de gordura de ganso dupla crescer assustadoramente depois que ela defendeu-o como um ingrediente essencial para o Natal.
Em seguida a emissora inglesa assinou um contrato com a Nigella para uma série de 13 partes chamada ‘Nigella Express’, que começou em 3 de setembro de 2007. No show, ela mostrou as pessoas como cozinhar pratos simples e rápidos, que admitiu nem sempre serem saudável. Este programa foi mais um sucesso de audiência.
O livro que o acompanha, que foi lançado em 2007, tornou-se um best-seller no Reino Unido. Ela voltou com mais uma edição ao ar do programa ‘Natal da Nigella Kitchen “em 2008 e apareceu no norte do’ Top Chef ‘em 2009 e’ Iron Chef America: Super Chef Battle em 2010. No mesmo ano, Nigella atuou ainda em mais de 13 episódios de “Cozinha de Nigella”.
Com uma carreira de sucesso, Nigella Lawso deve ter vendido mais de três milhões de cópias de seus livros em todo o mundo, somando em ganhos mais de 15 milhões de dólares. Estima-se que, mesmo que uma aposentadoria por parte da escritora e apresentadora não seja esperada, ela tenha uma fortuna de mais de 10 milhões de reais acumulada e que continue com mais obras nos próximos anos, tanto na TV como em lançamento de livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário