sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Afonso Celso de Assis Figueiredo (Visconde de Ouro Preto)

Afonso Celso de Assis Figueiredovisconde de Ouro Preto, (Ouro Preto, 2 de fevereiro de 1836 — Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1912,), foi um político brasileiro 
No início do século XX, posteriormente à proclamação da república, foi professor de Direito Civil e Comercial da Faculdade Livre de Ciências Jurídicase Sociais do Rio de Janeiro. Foi um dos políticos mais importantes do Segundo Reinado do Império do Brasil e grande amigo de D. Pedro II.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e3/COA_Viscount_of_Ouro_Preto.svg/150px-COA_Viscount_of_Ouro_Preto.svg.pngArmas do visconde de Ouro Preto.
Foi eleito senador pela província de Minas Gerais e tomou posse em 26 de abril de 1879. Também ocupou os cargos de secretário de Polícia, inspetor da Tesouraria Provincial e procurador da Fazenda. Tendo sido deputado provincial em dois mandatos e deputado geral por Minas Gerais por quatro vezes.
Foi ministro da marinha e da Fazenda e membro do Conselho de Estado. Presidiu o último Conselho de Ministros do Império. Assis Figueiredo foi preso em 15 de novembro de 1889 no Quartel-general do Campo de Santana , no dia da Proclamação da República, com todo o ministério, tendo sido exilado em seguida.
Ainda no Império, o visconde de Ouro Preto, monarquista convicto, abraçou a causa abolicionista. Quando senador, criou um imposto de 20 réis sobre o preço das passagens de bonde, fato que gerou grande agitação no Rio de Janeiro, conhecida como a " Revolta do Vintém", em janeiro de 1880.
Publicou, entre outras obras, A esquadra e a oposição parlamentar e Advento da ditadura militar. Foi agraciado com o título nobiliárquico de visconde em 13 de junho de 1888.
Casou em 6 de janeiro de 1859 com Francisca de Paula Martins de Toledo (São Paulo, 11 de fevereiro de 1839 — Rio de Janeiro, 22 de abril de 1916), filha do coronel da Guarda Nacional e Conselheiro Joaquim Floriano de Toledo, e de sua segunda esposa, Ana Margarida da Graça Martins. Do casamento entre o visconde de Ouro Preto e Francisca de Paula nasceu o imortal Afonso Celso de Assis Figueiredo Júnior, que veio a fundar oJornal do Brasil. Francisca de Paula era irmã de Carlota Martins de Toledo, esposa de Jprje João Dodsworth, o segundo Barão de Javari. Dodsworth era cunhado do barão de Tefé e, portanto, tio de Nair de Tefé.
O visconde de Ouro Preto escreveu uma obra de história sobre os dez primeiros anos da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário