sábado, 3 de março de 2018

Alexander Graham Bell

Alexander Graham Bell

RESUMO DA BIOGRAFIA DE ALEXANDER GRAHAM BELL

OcupaçãoCientista e inventor escocês
Data do Nascimento03/03/1847
Data da Morte02/08/1922 (aos 75 anos)
Alexander Graham Bell (1847-1922) foi um cientista escocês, inventor do telefone e fundador a Companhia Telefônica Bell. Participou da inauguração da primeira linha transcontinental ligando Nova York a São Francisco, em 1915.
Alexander Graham Bell (1847-1922) nasceu em Edimburgo, na Escócia, no dia 3 de março de 1847. Filho de Alexander Melville Bell, educador de surdos-mudos e de Eliza Grace Symonds, que tinha ficado surda ainda jovem. Foi educado em casa até os onze anos, quando entrou para a High School Real de Edimburgo, onde permaneceu por quatro anos.
Graham Bell, além de ser autodidata, aprendeu muito com seu pai e seu avô, que eram autoridades na correção da fala e no treinamento de portadores de deficiência auditiva. Em 1861, passou a assistir as conferências realizadas na Universidade de Edimburgo e na University College, em Londres. Nesse mesmo ano passou a ensinar música e dicção na Academia Weston House, em Elgin, na Escócia. A partir de 1864, tornou-se mestre e residente da Academia Weston House, estudando e ensinando técnicas de correção da fala.
Em 1868, em Londres, tornou-se assistente do pai e assumia seu lugar quando ele viajava para os Estados Unidos, para ministrar cursos sobre terapia da fala. Em 1870, após a morte de seus dois irmãos mais novos, acometidos de tuberculose, a família muda-se para o Canadá, onde compram uma casa em Brantford, na província de Ontário, que ficou conhecida como “Casa Melville” e hoje é chamada de “Solar dos Bell”.
Alexander Graham Bell passou a fazer palestras em Boston, sobre o sistema de símbolos fonéticos criados por seu pai. Em 1872, abriu uma escola para surdos em Boston. No ano seguinte tornou-se professor de fisiologia vocal da Universidade de Boston. Nessa mesma época, tentando descobrir um meio de fazer com que os surdos escutassem, concebeu a ideia de transmitir a palavra através de ondas elétricas.
Para realizar suas pesquisas recebeu a ajuda financeira dos pais de dois de seus alunos. Um deles, um advogado e empresário, que viria a ser seu sogro. Em 1875, ganhou a patente de um telégrafo. Com a saúde precária volta para Ontário. Em 1876, retornou para Boston e depois de seis meses de trabalho o telefone estava inventado. Começou uma complicada luta judicial sobre as questões da patente com o italiano Antonio Meucci. Nesse mesmo ano o telefone é apresentado em uma exposição na Filadélfia.
No dia 11 de julho de 1877, casa-se com Mabel Hubbard, passando a viver em Washington e continua trabalhando com a transmissão de som e pesquisando sobre hereditariedade. Nesse mesmo ano, funda a primeira companhia telefônica, a “Bell Telephone Company”, que mais tarde tornou-se a AT&T. Deve-se a Graham Bell muitos outros progressos científicos e técnicos, entre elas, a invenção do audiômetro – instrumento para medir a sensibilidade do ouvido aos diversos sons, e de um aparelho para localizar objetos metálicos no corpo humano.
Em 1880, Bell é homenageado pela Academia Francesa com o Prêmio Volta. Em 1882 naturaliza-se cidadão norte-americano. No ano seguinte idealiza a revista Science. Em 1885, adquire terras na Nova Escócia, onde constrói uma casa de campo. Em 1898, sucede o sogro na presidência da National Geographic Society, transformando a antiga revista em uma publicação popular. Em 1882, a Universidade de Würzburg, na Alemanha, lhe concede o grau de Doutor Honoris Causa. Em 1902, a Sociedade Real das Artes de Londres, lhe concede a medalha Albert. Em 1896, recebeu o Grau de Doutor em Filosofia da Faculdade de Illinois.
Em 1915, era inaugurada a primeira linha telefônica transcontinental norte-americana, ligando Nova York a São Francisco. Convidado para a inauguração, Bell consegue levar para a outra extremidade da linha, seu assistente Thomas Watson, que há muitos anos ouvira pela primeira vez a transmissão de voz pelo telefone.
Alexander Graham Bell faleceu em sua casa em Beinn Bhreagh, Nova Escócia, no Canadá, no dia 02 de agosto de 1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário