sexta-feira, 16 de março de 2018

Paramahansa Yogananda


Paramahansa Yogananda (5 de janeiro, 1893 — 7 de março, 1952), foi um iogue e guru indiano. Ele foi importante instrumento na difusão da Kriya Yoga no Ocidente.
Yogananda nasceu como Mukunda Lal Ghosh em Gorakhpur, no Estado de Uttar Pradesh, na Índia dentro de uma devota família Bengali. A autobiografia relata que desde a infância, a consciência e experiência espirituais eram extraordinárias. Na juventude procurou sábios e santos hindus esperando encontrar um mestre para a busca espiritual. A história ficou imortalizada no livro Autobiografia de um Iogue.
Yogananda encontrou o guru, Swami Sri Yukteswar Giri, em 1910, quando tinha dezessete anos. Depois de passar no exame intermediário de artes pelo Scottish Church College, em Calcutá, graduou-se em estudos religiosos no Serampore College e, em 1915, prestou votos na ordem monástica Swami e tornou-se Swami Yogananda. Em 1917, Yogananda começou a missão da vida com a fundação e inauguração de uma escola para rapazes em Ranchi que combinava modernas técnicas educacionais com treinamento em ioga e ideais espirituais. Esta escola tornou-se posteriormente a Sociedade Yogoda Satsanga da Índia, o braço indiano da Paramahansaji's American Organization.

Em 1920, foi aos Estados Unidos como delegado da Índia para o Congresso Internacional de Religiosos Liberais realizado em Boston. Naquele mesmo ano fundou a Self-Realization Fellowship para disseminar por todo o mundo os ensinamentos nas práticas ancestrais da Índia, na filosofia do Ioga e as meditações tradicionais. Pelos próximos anos, palestrou e ensinou na costa leste dos Estados Unidos e em 1924 iniciou uma caravana de palestras por todo o continente. No ano seguinte, estabeleceu em Los Angeles a sede internacional da Self-Realization Fellowship, a qual tornou-se o coração administrativo e espiritual do crescente trabalho.
Após quinze anos de trabalho no Ocidente, Sri Yukteswar conferiu-lhe o título de Paramahansa (literalmente Cisne Supremo) que significa "aquele que manifesta o estado supremo de comunhão com Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário