sexta-feira, 16 de março de 2018

Swami Vivekananda


Swami Vivekananda (12 de janeiro de 1863 - 4 de julho de 1902), nascido Narendranath Dutta, foi um monge, iogue e filósofo hindu. É considerado um dos mais célebres e influentes líderes espirituais do hinduísmo moderno, sobretudo da filosofia Vedanta. Foi pioneiro na divulgação no Ocidente, e inspirador do movimento do espiritualismo universalista.


Principal discípulo de Ramakrishna Paramahamsa, foi o fundador da Ordem Ramakrishna e da organização monástica Sri Ramakrishna Math.

Vivekananda era vinculado à escola brâmane Vedanta Advaitista. Tal corrente de pensamento tem os Vedas como textos sagrados. Monistas, enxergam unicidade no Criador e na Criação.

Ídolo da juventude hindu do início do século XX, consagrou-se como defensor da tolerância religiosa, analista das questões sociais da época, propagador da filosofia Vedanta, assim como dos 4 principais ramos da Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga e Raja Yoga, além de inovador no esforço de examinar pontos de convergência do pensamento ocidental e oriental acerca de temas ligados à Ética e à espiritualidade.

Conquistou notoriedade na América do Norte a partir de 1893, em Chicago, EUA, ao proferir, na qualidade de representante do hinduísmo no Parlamento das Religiões, discurso marcado pela ausência de proselitismo dogmático e pela apologia da coexistência fraterna entre religiões. Em 1897, ao retornar à Índia, funda a Ordem Ramakrishna.
As obras e palestras se caracterizam pelo exame aprofundado acerca da importância da postura fraterna e solidária em pensamentos, sentimentos e ações, assim como pela convicção de que não se deve apregoar a prevalência de uma religião sobre a outra, nem se servir do discurso religioso para justificar ou incentivar atos de fanatismo e prepotência.

Para Vivekananda a religião constitui instrumento de autoconhecimento e auto-superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário