sexta-feira, 30 de março de 2018

Ivan Kozhedub




O Marechal do Ar Ivan Kozhedub foi um dos dois únicos pilotos de caça a serem agraciados com a condecoração, Estrela de Ouro de Herói da União Soviética três vezes, durante a 2ª Guerra Mundial. O outro piloto foi Aleksandr Pokryshkin, que combateu desde o início da invasão alemã no verão de 1941 até o final da guerra, tendo obtido 59 vitórias aéreas pilotando os caças Mig, Bell Aircobra, Lavochkin e Yakovlev.

Ironicamente proibido de combater por causa de suas grandes qualidades como piloto, e sendo utilizado como instrutor, Kozhedub só realizou sua primeira missão de guerra no dia 26 de março de 1943. No dia 19 de fevereiro de 1945, tornou-se o único piloto soviético a abater um caça à jato Me 262. No dia 19 de abril deste mesmo ano, abateu seus últimos adversários, dois Fw 190, elevando sua estatística a 62 vitórias, tornando-se o mais bem sucedido piloto de caça aliado.

A vida operacional de Ivan Kozhedub está muito associada ao projetista de aviões Semyen Lavochkin, que produziu aeronaves de motor radial e de estrutura de madeira. Um de seus modelos, o La-7 Nº 27, como seu piloto, sobreviveu à guerra e está atualmente no Museu Aeronáutica de Monino.

Fonte:http://www.helpsites.com.br/famildf/ Marechal de Aviação Ivan Nikitovich Kozhedub 8 de junho de 1920 - 12 de agosto de 1991) foi um Soviética da Ucrânia aviador militar da Segunda Guerra Mundial. Indiscutivelmente Kozhedub, como revelou em suas memórias, tomou parte na Guerra da Coréia como piloto de caça, embora seja um comandante da aviação soviética Corps. na Coréia . Ele é creditado com 64 +2 ( P-51 ) vitórias do ar individuais, a maioria deles voando a Lavochkin La-5 . Ele é um dos poucos pilotos soviéticos para abater um Messerschmitt Me 262 jato. Ele foi feito Herói da União Soviética em três ocasiões (04 de fevereiro de 1944; 19 de agosto de 1944, 18 Agosto de 1945).

Nenhum comentário:

Postar um comentário