Filho de Miguel da Silva Leal e de Iracema Laus, o político Leoberto Leal nasceu na cidade de Tijucas, em 4 de julho de 1912. Formado em Direito no ano de 1936, inciou cedo nas lides políticas. Integrante do PSD (Partido Social Democrático), foi eleito deputado federal por Santa Catarina em 1950 e reelegeu-se quatro anos depois, dessa vez, pela Aliança Social Trabalhista. Além dessas atividades eletivas, também exerceu as presidências da Comissão Especial de Preços e da Secretaria de Viação e Obras Públicas.
Igualmente marcantes foram suas viagens à Europa e à Ásia como integrante das delegações parlamentares brasileira. Ainda na seara diplomática, Leoberto Leal também participou de comissões que representaram o Brasil em países como Argentina, Espanha, França, Itália, Suíça e Inglaterra.
No dia 16 de junho de 1958, um desastre aéreo vitimou o deputado Leoberto Leal nas proximidades do aeroporto Afonso Penna, em São José dos Pinhais. Além de Leoberto Leal, morreram no mesmo acidente o então governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda e Nereu Ramos, senador pelo mesmo estado.
Por ocasião de seu súbito falecimento, Leoberto Leal estava com 45 anos. A cidade de Curitiba o homenageou emprestando seu nome a uma rua do bairro Guabirotuba.
Fontes:
Nicolas, Maria. Almas das Ruas, Cidade de Curitiba. 3º Volume. Curitiba. Fundação Cultural de Curitiba/Casa Romário Martins. 1981.
Portal de José Wille
http://www.jws.com.br/2013/11/o-aniversario-do-maior-acidente-aereo-do-parana/
Nenhum comentário:
Postar um comentário