quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA

Abílio Pereira de Almeida nasceu em São Paulo, capital, em 26 de fevereiro de 1906. E faleceu em São Paulo também, em 12 de maio de 1977.
Abílio Pereira de Almeida era ator, produtor, autor e diretor teatral.
Formou-se em Direito pela USP – Universidade de São Paulo. Como ator começou com Alfredo Mesquita, famoso diretor. Faziam montagens beneficentes. E juntos fundaram o “Grupo de Teatro Experimental – GTE”.
Abílio foi também um dos fundadores do “TBC – Teatro Brasileiro de Comédia”.
Como ator de cinema: Como ator, ele começou em 1950, fazendo o filme: “Caiçara”. Em 51, entrou em: “Ângela”, outro filme. Em 52: “Terra è Sempre Terra”. No mesmo ano, fez o famoso filme: “Tico-Tico no Fubá” e ainda: “Apassionata”. Em 53: “Sinhá Moça”. Em 54: “Candinho”. E em 72: “Independência ou Morte”.
Como diretor de cinema: Em 51, dirigiu o filme: “Ângela”. Em 52: “Sai da Frente” e “Nadando em Dinheiro”. E em 54: “Candinho”. No filme: “Ângela”, Abílio foi ainda produtor. E em: “Terra Sempre Terra”, adaptou para o cinema a peça de sua autoria de nome: “Paiol Grande”.
Como produtor de cinema: Além do filme acima citado, ele produziu: “Moral em Concordata”, “O Sobrado” e “Estranho Encontro”. Todos em 1950.
Como autor teatral: São de Abílio Pereira de Almeida, as peças: “Pif-Paf”, “Paiol Velho”, “Santa Marta Fabril”, “Rua São Luis, 27”, “O Clube da Fossa”, ”Dona Violante Miranda”, “O Comício”, “Círculo de Champagne”, “Licor de Maracujá”.
Abílio Pereira de Almeida foi um dos mais respeitados nomes de teatro de sua época.
Ele suicidou-se em 1977. Estava com 71 anos de idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário