domingo, 22 de setembro de 2019

Madre Teresa de Annunziata


Ir para a navegaçãoIr para a pesquisa
Teresa de Anunciado
Madre Teresa da Anunciada, Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores.JPG
Estátua dos religiosos no Campo de São Francisco, ao lado do Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada.
Primeiro nomeTeresa da Anunciada
NascimentoComo 25 de novembro de 1658
Ribeira Seca , Açores , Portugal
MorteComo mastro 16 como 1738 (79 anos)
Ponta Delgada , Açores, Portugal
Venerado emIgreja Católica
BeatificaçãoEm processo
CanonizaçãoEm processo
Santuário principalConvento de Nossa Senhora da Esperança em Ponta Delgada
Ordem religiosaOrdem Franciscana Ver e modificar dados no Wikidata
Férias16 de maio
AtributosHábito da irmã Lega Clarisa.
Madre Teresa de Annunziata ( Ribeira Seca , 25 de novembro de 1658 - Ponta Delgada , 16 de maypole de 1738 ) foi uma freira da Ordem da Clarissas conhecido por ser o iniciador da devoção a do Santo Cristo dos Milagres na cidade de Ponta Delgada, hoje o maior feriado religioso das ilhas dos Açores . Ele morreu com uma reputação de santidade, tendo sido oficialmente declarado Venerável . Ele está atualmente em processo de beatificação .

Biografia editar ]

Nasceu e foi batizada em 25 de novembro de 1658, na paróquia de San Pedro de Ribeira Seca, na ilha de São Miguel, no arquipélago das ilhas dos Açores, em Portugal .
Seu pai morreu em 24 de janeiro de de 1666 , depois de uma doença prolongada, deixando os filhos dependentes mais jovens da mãe viúva. Desde a juventude, Teresa interessou-se pela literatura religiosa, em particular a vida dos santos e, em particular, pelas revelações de Santa Brígida da Suécia .
Aos 23 anos ele entrou para o Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, onde iniciou o noviciado no dia 19 de novembro de 1681 e recebeu o véu de um novato em 20 de junho de 1682 .
No convento, ele desenvolve uma forte devoção a uma imagem de Cristo em sua iconografia do Ecce Homo que existia lá, dedicando grande parte de seu tempo à sua veneração.
A partir daí, dedicou-se ao culto da imagem, continuando a garantir que, em visões e sonhos, o Cristo falasse com ele, indicando quais eram seus desejos em relação a esse culto e quais obras e decorações deveriam ser feitas em torno da imagem. Em 1698, foi celebrada a primeira procissão do Santo Cristo ou Ecce Homo do Convento da Esperança.
O culto finalmente ganha uma grande expressão popular quando, em 1713 , no auge de uma crise sísmica, a imagem cai quando ocorre um forte terremoto durante uma procissão, sendo considerada tão milagrosa quanto a imagem não se rompeu e a crise sísmica cessou instantaneamente. Após este incidente, a imagem adquire a sua atual invocação do Senhor Santo Cristo dos Milagres , passando a sua procissão para ocupar um dos lugares centrais do calendário religioso dos Açores.
Depois de uma vida dedicada à promoção do culto à imagem do Cristo dos Milagres, ele morreu aos 79 anos, com reputação de santidade, em 16 de maio de 1738.
Hoje está em processo de beatificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário