domingo, 22 de setembro de 2019

Simão de Castelblanco


Ir para a navegaçãoIr para a pesquisa
Fray Simón de Castelblanco , Castel-Blanco ou Branco ou Castelobranco , que usava o pseudônimo de uma pessoa real, provavelmente seu parente, Rodrigo Correa Castelblanco ( Lisboa ? - Madri , 1691 ), escritor barroco português de expressão espanhola do século XVII.

Biografia editar ]

Ele era filho de Luis Fernández e María Manuel e professou na ordem dos agostinianos, o mesmo de Frei Luis de León , em Salamanca (1629). Ele ficou conhecido como um bom pregador em Madri e viveu por muitos anos no convento de San Felipe el Real ; lá a presença de sua assinatura é verificada nos livros de referência da casa de 1671 a 1691. Em virtude de seus méritos, ele recebeu o título e as isenções do exprovincial de Castilla em 1672. A última referência que ele tem de sua existência data de 1691, quando ele teve que contar por muitos anos. Com seu nome natural, ele também publicou virtudes e milagres na vida e na morte do reverendo padre Fray Juan de SahagúnPor ser um frade e para evitar os problemas que sua vocação literária lhe daria, ele usou o nome dos militares Rodrigo Correa (de) Castelblanco, sargento major do Tercio de Granada, mestre de campo e guarda do Rock e, em 1689, governador de Gaeta , publicar seu romance Works of Vice ; No prólogo, ele também esclarece que não é o verdadeiro autor e que um amigo pediu que ele o protegesse com seu nome. A crítica restaurou o verdadeiro autor. 1

Notas editar ]

  1. ↑ Cf. Begoña Ripoll, O romance barroco Salamanca: Universidade de Salamanca, 1991, p.48.

Obras editar ]

  • Obras de vício, ânsia de amor cruel, Monstros de ingratidão, isenções de emendas, políticas de sucesso, reduzidas à história de uma sugestão de experiências modernas , Madri: Lopes García de la Iglesia, 1680. Reproduzido com o título de Traições da beleza e fortuna de Dom Carlos, obras de vício, isenções de emendas, políticas de sucesso, reduzidas a eventos exemplares Madri: Lorenzo García de la Iglesia, 1684.
  • Carta apologética do padre Fray Simón de Castelblanco ... enviada a Joseph Pellicer , c. 1676
  • Virtudes e milagres na vida e na morte do Reverendo Padre Fray Juan de Sahagún . Madri: Royal Press, 1669.

Nenhum comentário:

Postar um comentário