domingo, 22 de setembro de 2019

Francisca de Braganza

Francisca de Habsburgo-Lorena e Bragança
Princesa brasileira
FranciscaBrasilJoinville02.jpg
Informação pessoal
Nome secularFrancisca Carolina Juana Leopoldina Romana Javier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Bragança e Áustria
Outros títulosJoinville Princess
NascimentoDe 02 de agosto de 1824
Palácio de São Cristóvão , Rio de Janeiro , BrasilBandeira do Brasil (1822–1870) .svg
Morte27 de marzo de 1898
(73 años)
ParísFlag of France.svg Francia
EntierroCapilla Real de DreuxFrancia
Familia
Casa realCasa de Braganza
PadrePedro I de Brasil y IV de Portugal
MadreLeopoldina de Habsburgo-Lorena
ConsorteFrancisco de Orleans, Príncipe de Joinville

FirmaAssinatura de Francisca de Habsburgo-Lorena e Braganza
Francisca de Bragança (em Português Francisca Carolina Joana Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga Habsburg-Lorraine e Bragança ) ( Rio de Janeiro , 2 de agosto de 1824 - Paris , 27 de março de 1898 ), era a quarta filha Pedro I do Brasil e María Leopoldina , arquiduquesa de Áustria .

Infância e educação editar ]

Nascido no Palácio de São Cristovão (Rio de Janeiro), De Braganza cresceu com os irmãos Pedro de Alcántara , Paula Mariana e Januaria María de Braganza . Seu nome foi escolhido por seu pai como uma homenagem ao rio São Francisco em Minas Gerais .
De Bragança perdeu a mãe com menos de três anos de idade. Aos sete anos, ele viu seu pai, madrasta ( Amelia de Beauharnais ) e sua irmã mais velha (a futura Maria II de Portugal ) partirem para Lisboa . A princesa cresceu em uma educação muito rigorosa.
Francisca de Bragança.

Casamento editar ]

Em 1837, Francisco de Orleans, príncipe de Joinville , chegou ao Brasil a caminho da ilha de Santa Elena , onde procuraria os restos de Napoleão Bonaparte para levá-los de volta à França . Durante sua escala, ele foi recebido pelo imperador Pedro II e se encontrou com sua irmã, a jovem princesa Francisca.
Francisco, um almirante , foi o terceiro filho do rei Luis Felipe da França e María Amalia de Borbón-Dos Sicilias . Ele voltou ao Brasil em 1843, casando-se com a princesa em 1º de maio do mesmo ano. O casal viajou para a França a bordo da fragata La Belle Poule .
O dote de De Braganza era de um milhão de francos e incluía 25 milhas quadradas de terra na província brasileira de Santa Catarina, na margem esquerda do rio Cachoeira , onde atualmente se encontra a cidade de Joinville . No entanto, as terras desejadas pela coroa da França estavam distantes, perto da Guiana Francesa .
A Princesa de Joinville

Vida na Europa editar ]

Na França, De Braganza logo se tornou uma das princesas reais mais populares. Era conhecida como La Belle Francoise . Ele se tornou amigo de uma mulher da nobreza brasileira casada com um nobre francês, a condessa de Barral .
Em 1848, a monarquia foi abolida na França e os Orleans foram forçados ao exílio. Dotado de um grande espírito de luta, De Braganza negociou com os republicanos a saída de sua família do país. Ele se exilou e manteve intensa correspondência com seu irmão no Brasil.
Devido a dificuldades financeiras, os príncipes de Joinville tiveram que negociar a terra de Santa Catarina com a Companhia Alemã de Colonização, de propriedade do senador Christian Mathias Schroeder, rico empresário e proprietário de alguns navios. Assim nasceu a Colônia Francisca, mais tarde renomeada para Joinville, hoje a maior cidade do estado de Santa Catarina.
Carinhosamente apelidado de Mana Chica por Pedro II, De Braganza defendia fortes medidas contra o crescimento do republicanismo no Brasil.
Em 1864, ele enviou os príncipes Luís Gastón de Orleans e Luís Augusto da Saxônia-Coburgo-Gotha para o Brasil, onde se casariam com suas duas sobrinhas, Isabel de Brasil e Leopoldina de Bragança , respectivamente.

Filhos editar ]

Honras editar ]

Império do Brasil editar ]

Estrangeira editar ]

Princesa Francisca de Bragança e Áustria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário