domingo, 22 de setembro de 2019

Luís de Vasconcelos e Sousa


Ir para a navegaçãoIr para a pesquisa
Luís de Vasconcelos e Sousa
Luís de Vasconcelos e Sousa, 3º Conde de Castelo Melhor.png

Primeiro Ministro de Portugal
12 de julho de 1662 - 9 de setembro de 1667
MonarcaAlfonso VI de Portugal
PredecessorGaspar Severim de Faria
SucessorManuel Pereira

Informação pessoal
Nascimento15 de setembro de 1636
Reino de Portugal ( Portugal ) Ver e modificar dados no Wikidata
Morte15 de agosto de 1720 (84 anos)
Ilha de Santa Maria (Portugal) Ver e modificar dados no Wikidata
Informações profissionais
ProfissãoPolítico Ver e modificar dados no Wikidata
Luís de Vasconcelos e Sousa , terceiro conde de Castelo Melhor, ( 15 de agosto de 1636 , 15 de setembro de 1720 1 ) foi um político Português ministro e prime.
Ele foi o verdadeiro governador favorito e efetivo de Portugal entre 1662 e 1667 durante o reinado de Alfonso VI de Portugal . Ele foi responsável pela bem-sucedida guerra contra a Espanha , após a qual a Espanha reconheceu a independência de Portugal em 1668 .
Logo após Alfonso VI atingir a maioridade em 1662, Luis de Vasconcelos viu a oportunidade de ganhar poder no tribunal ao fazer amizade com o rei, que era mentalmente instável. Ele conseguiu convencê-lo de que sua mãe, Luisa de Guzmán , planejava tirar o trono e exilá-lo. 1 Como resultado, Alfonso assumiu o trono e sua mãe foi enviada para um convento.
O rei o nomeou escrivão da puridade, posição em que o favorito era capaz de desempenhar as funções de primeiro ministro.
Ele superou as dificuldades que havia enfrentado até agora Portugal na guerra contra a Espanha, reorganizando as tropas (agora reforçadas por um contingente inglês no casamento entre o rei Carlos II e Catarina de Bragança ) e confiou seu comando a generais competentes . Consequentemente, a Guerra da Restauração Portuguesa entrou em uma fase vitoriosa para Portugal (1663-1665), e a Espanha iniciou negociações de paz.
O acordo mostrou-se difícil de manter e, enquanto isso, a situação política interna portuguesa deteriorou-se. Luís de Vasconcelos e seu partido francófilo estavam perdendo terreno em relação ao partido anglófilo. O rei foi forçado a demitir o 9 de setembro de 1667 , em um golpe palaciano organizada pela esposa do Rei Maria Francisca de Sabóia e seu irmão Pedro . Logo depois, o próprio rei foi privado de poder.
Ele foi exilado em Paris e depois em Londres, mas em 1685 ele foi autorizado a voltar a Portugal e, dois anos depois, a tribunal. 1 Após o acesso ao trono de Juan V (1706), ele foi nomeado conselheiro de estado e continuou a ocupar uma posição de distinção até sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário