sexta-feira, 4 de março de 2022

Princesa Tenagnework Haile Selassie , GBE nome de batismo Fikirte Mariam (12 de janeiro de 1912 - 6 de abril de 2003), da Etiópia

 Princesa Tenagnework Haile Selassie , GBE nome de batismo Fikirte Mariam (12 de janeiro de 1912 - 6 de abril de 2003), da Etiópia


Ir para a navegaçãoSaltar para pesquisar
Princesa Tenagnework
Princesa da Etiópia
Princesa tenagnework.jpg
Nascermos12 de janeiro de 1912
Harar , Império Etíope
Faleceu6 de abril de 2003 (91 anos)
Adis Abeba , Etiópia
Enterro
CônjugeRas Desta Damtew
Ras Andargachew Messai
QuestãoLij Amha Desta
Contra-Almirante Iskinder Desta
Princesa Aida Desta
Princesa Seble Desta
Princesa Sophia Desta
Princesa Hirut Desta
Emebet Tsige Mariam Abebe
Emebet Mentewab Andargatchew
Nomes
Fikirte Mariam
DinastiaCasa de Salomão (ramo Shewan)
PaiHaile Selassie I
MãeMenen Asfaw
ReligiãoTewahedo ortodoxo etíope

Princesa Tenagnework Haile Selassie , GBE nome de batismo Fikirte Mariam (12 de janeiro de 1912 - 6 de abril de 2003), da Etiópia era a filha mais velha do imperador Haile Selassie e da imperatriz Menen Asfaw .


Nascida na cidade de Harar , a princesa Tenagnework recebeu seu título após a sucessão de seu pai ao trono imperial em novembro de 1930. A princesa Tenagnework foi casada com Ras Desta Damtew , um membro do proeminente clã aristocrático Addisge . Ras Desta e Princesa Tenagnework foram pais de dois filhos, Amha e Iskinder Desta (mais tarde Contra-Almirante), e quatro filhas, Princesas Aida Desta , Seble Desta , Sophia Desta e Hirut Desta . Ras Desta Damtew foi nomeado Governador-Geral, primeiro de Kaffa e Limu, e depois de Sidamo .

Em 1935, após a invasão da Etiópia pela Itália , a família imperial foi forçada a fugir para o exílio em Fairfield House, Bath, na Inglaterra . No entanto, Ras Desta ficou para trás para comandar as forças imperiais que lutam no sul do país. Ras Desta foi capturado e executado sumariamente pelas forças fascistas . Enquanto no exílio, a princesa Tenagnework deu à luz Emebet Tsige Mariam (Mary) durante uma breve união com Ato Abebe Retta , que mais tarde serviu como embaixador e outros papéis no governo imperial do pós-guerra, e acabaria se tornando presidente do Senado Imperial após sua separação.

Carreira governamental editar ]

Em 1941, com a ajuda britânica, o imperador Haile Selassie foi restaurado ao trono, e a princesa Tenagnework e seus filhos retornaram à Etiópia. Infelizmente, seu filho mais velho, Amha Desta, morreu pouco antes do retorno. A princesa Tenagnework acabaria por se casar com Betwoded (mais tarde Ras) Andargachew Messai, que anteriormente serviu como "Afe-Mesfin" e representante do príncipe Makonnen menor de idade em seu Ducado de Harar. Eles se casaram na Igreja Miskea Hazunan Medhane Alem ("Igreja do Salvador do Mundo, Consolador dos Enlutados") em setembro de 1944. Bitwoded Andargachew foi então nomeado governador-geral das províncias de Begemder e Semien , e o casal foi baseado em Gondar .

O casal então serviu como vice-rei e vice-rei da Eritreia , representando o imperador lá quando a ex-colônia italiana foi federada à Etiópia em 1951. Bitwoded Andargachew serviu em muitos outros cargos governamentais. Ele foi elevado ao título de Ras, serviu como Ministro do Interior e foi nomeado Senador Imperial e Conselheiro da Coroa. A princesa Tenagnework e Ras Andargatchew Messai eram pais de uma filha, Mentewab Andargachew, que morreu na infância. Após a morte de sua mãe, a imperatriz Menen Asfaw em 1961, a princesa Tenagnework tornou-se a mulher mais visível e mais importante da corte imperial e desempenhou um papel consultivo cada vez maior para o monarca.

A princesa era frequentemente descrita como a criança mais parecida com o pai em temperamento e caráter. Uma personalidade forte creditada com visões principalmente conservadoras , ela foi amplamente considerada como uma guardiã da instituição da monarquia . Ela era percebida como uma líder do elemento tradicionalista dentro da nobreza, que era vista como contrária à reforma constitucional e da posse da terra .

Prisão editar ]

A princesa Tenagnework e o resto da família imperial foram presos em 11 de setembro de 1974, um dia antes de o imperador Haile Selassie ser formalmente deposto pelo Derg . Após um breve período em que a família foi mantida em prisão domiciliar na casa do falecido duque de Harar, eles foram transferidos para a prisão de Akaki ., também conhecido como "Alem Bekagn", que se traduz em "Já tive o suficiente deste mundo". A princesa Tenagnework e as outras mulheres reais foram mantidas na seção feminina separada da prisão, e a princesa Tenagnework recebeu a distinção de ser listada como "Prisioneira nº 1" em toda a Etiópia. Em 23 de novembro de 1974, o Derg executou sessenta e um ex-funcionários do governo imperial sem julgamento. Entre os muitos parentes, amigos e associados da princesa que morreram nesta época, estava seu filho remanescente, o contra-almirante Iskinder (Alexander) Desta .

A princesa teve permissão para uma visita final com seu pai apenas alguns dias antes de sua morte em agosto de 1975. Nesse mesmo ano, sua filha Tsige Mariam Abebe Retta morreu em circunstâncias misteriosas. Sua sobrinha, a princesa Ijigayehu Asfaw Wossen, também morreu naquele ano sob prisão devido a uma doença não tratada. O marido da princesa Tenagnework, Ras Andargachew Messai, que estava fora da Etiópia quando a monarquia caiu, morreu após uma longa doença em Londres alguns anos depois (16 de agosto de 1981).

Depois de quinze anos de prisão, as mulheres da família imperial foram libertadas em 1989. Um ano depois, os homens presos da família também foram libertados. Depois de viver tranquilamente em Adis Abeba por pouco mais de um ano, a princesa Tenagnework e alguns outros membros da família imperial foram autorizados a partir para o exílio. A princesa Tenagnework viajou para Londres e de lá se juntou ao seu único irmão sobrevivente, o príncipe herdeiro Asfaw Wossen, nos subúrbios da Virgínia, em Washington DC.

Mais tarde na vida editar ]

A princesa Tenagnework se estabeleceu em seu segundo exílio, nos subúrbios da Virgínia , em Washington DC , para ficar perto de sua única irmã sobrevivente, Amha Selassie (príncipe herdeiro Asfaw Wossen). A família imperial vivia principalmente na área de Washington e em Londres na época. A morte de seu irmão em 1997 a afetou profundamente e sua saúde começou a declinar. Ela retornou permanentemente à Etiópia em 1999. Em 5 de novembro de 2000, o imperador Haile Selassie foi enterrado na Catedral da Santíssima Trindade com muita pompa conduzida pela Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo . A princesa assistiu ao enterro, que foi recusado pelo governo da EPRDF .

A imperatriz Menen Asfaw sentada no centro e as mulheres em pé da esquerda para a direita estão a princesa Tsehai , a princesa Tenagnework e a princesa Zenebework , suas filhas, e na extrema direita está a princesa Wolete Israel Seyoum , sua nora.

A princesa Tenagnework morreu em Adis Abeba em 6 de abril de 2003. Em 13 de abril, uma missa fúnebre para a princesa foi liderada por Abune Paulos , Patriarca da Igreja Etíope, e contou com a presença da maioria dos outros hierarcas da Igreja Etíope. Grande parte da antiga nobreza etíope e muitos membros do público em geral compareceram. Ela foi enterrada na cripta da Catedral da Santíssima Trindade em Adis Abeba, perto dos túmulos de sua família.

Patrocínios editar ]

  • Presidente da Associação de Obras de Caridade das Mulheres Etíopes (1941-1974).
  • Patrono da Escola Sebeta e Centro de Cegos.

Honras editar ]

Honras dinásticas nacionais editar ]

Honras estrangeiras editar ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário