Nova Iorque, Nova Iorque - Estados Unidos da AméricaJesse Adam Eisenberg (Nova Iorque, 5 de outubro de 1983) é um ator, autor, dramaturgo e humorista americano. Ele fez sua estreia na televisão em 1999, na série americana Get Real, que durou até o ano seguinte. Sua estreia no cinema aconteceu em 2002, quando atuou em Rodger Doger. Foi em 2010 que Eisenberg ganhou reconhecimento internacional, ao interpretar o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, em The Social Network, de David Fincher. Eisenberg recebeu mais de 35 indicações a vários prêmios, apenas por este filme, incluindo um Prêmio Globo de Ouro e um Oscar de Melhor Ator. Antes disso, Eisenberg atuou em vários outros longa-metragens de sucesso, como Adventureland (2009), Zombieland (2009), Now You See Me (2013), Rio (2011) e Rio 2 (2014), American Ultra (2015) e Batman v Superman: Dawn of Justice (2016), blockbuster de Zack Snyder que apresenta Jesse Eisenberg como Lex Luthor no Universo Estendido da DC.
Eisenberg contribuiu com algumas publicações para os websites de The New Yorker e McSweeney's. Ele escreveu e estrelou em três peças de teatro para o New York Stage and Film (até o momento): Asuncion, The Revisionist, e The Spoils.
Em 8 de setembro de 2015, o primeiro livro de Eisenberg, Bream Gives Me Hiccups, uma coleção de contos de comédia, foi lançado, e desde então tem recebido críticas esmagadoramente positivas.
Eisenberg nasceu no Queens, em Nova York, e cresceu lá e em East Brunswick, Nova Jérsei. Sua mãe, Amy Eisenberg (Amy Fishman, antes de se casar e adotar o nome do marido), que trabalhou como palhaço em festas infantis por 20 anos, atualmente ensina sensibilidade cultural em hospitais. Seu pai, Barry Eisenberg, foi um motorista de táxi, depois possuiu e trabalhou em um hospital, e então se tornou um professor universitário, ensinando sociologia. Ele tem duas irmãs, Hallie Kate Eisenberg, que já foi uma atriz infantil, conhecida como "Garota da Pepsi" em uma série de comerciais, e Kerri. Eisenberg foi criado em uma família secular judaica que originou-se na Polônia e na Ucrânia. Eisenberg foi aceito na Universidade de Nova Iorque, mas desistiu dos estudos para se dedicar à carreira de ator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário